Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKonrath, Mary Lúcia Pedrosopt_BR
dc.contributor.authorGoulart, Jussara Portopt_BR
dc.date.accessioned2016-05-20T02:10:36Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141426pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia investigou se projetos/práticas estão sendo aplicados pelos professores do Ensino Fundamental anos finais, participantes das formações continuadas propostas dentro e fora do espaço de uma Escola de Ensino Fundamental do município de Canoas. O objetivo do trabalho foi avaliar se estão sendo colocadas em prática através de projetos, as aprendizagens dos professores com relação ao uso das NTIC’s (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação). Verificou-se também o que motiva os professores que participam e envolvem-se nestas formações do início ao fim, resultando na aplicação de novas estratégias e utilização destes recursos em sala de aula. Neste sentido, buscou-se referencial teórico que trata da mediação pedagógica e uso das NTIC’s, didática, planejamento e ferramentas de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, assim como, a prática reflexiva do professor sobre seu fazer pedagógico. O contexto de estudo envolveu doze professores das disciplinas de Português, Inglês, História, Geografia, Educação Física, Educação Artística, Matemática, Ciências e Religião de uma escola estadual situada em Canoas no Rio Grande do Sul. Quanto à metodologia, esta é uma pesquisa aplicada, mista - quantitativa e qualitativa de caráter exploratório na forma de estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados foi construído e aplicado um questionário impresso intitulado Questionário sobre motivação e uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica do Ensino Fundamental – Anos Finais contendo perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha divididas em 4 categorias: (1) Identificação, para traçar o perfil do pesquisado, (2) Motivação e reconhecimento, (3) Projeto e Práticas em andamento e (4) Livre. Os questionários foram entregues aos sujeitos pesquisados que o preencheram e devolveram a pesquisadora. Concluiu-se que a maioria dos professores não tem desenvolvido projetos/práticas de aplicação e uso das NTIC’s a não ser os projetos propostos pela escola e iniciativas isoladas de algumas ferramentas, o que não propicia a construção coletiva do conhecimento e empobrece as práticas pedagógicas. Neste sentido, faz- se necessário um plano de ação e cursos de formação continuada que dêem conta de trabalhar as competências e habilidades mínimas para uso e apropriação destes recursos tratando também da importância de novas metodologias para o uso adequado das NTIC’s na prática pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph investigated whether projects/practices are being implemented by teachers final years, participants of continuing training proposals within and outside the area of an Elementary School in Canoas. The objective of this work was to evaluate whether are being put into practice through projects, the learning of teachers with relation to use of NTIC`s ( New Technologies of Information and Communication).Verified also motivator the teachers participating and involve these formations from start to finish, resulting in the applications of new strategies and use of new strategies and use of these resources in the classroom. In this sense, sought theoretical it concerns the pedagogical mediation and the use of NTIC`s didactics planning, and tools to support the process of teaching – learning and reflective practice of professor about its pedagogical doing. The study involved twelve (12) teachers of the disciplines Portuguese, English, Geography, History, Physical Education, Artistic Education, Mathematics, Science and Religion of State school situated in Canoas – RS. On the methodology, this is a applied research, mixed – quantitative and qualitative exploratory in the form of case study. As an instrument for data collection was built and applied a questionnaire printed titrated questionnaire motivation and use of new technologies of information and communications in the pedagogical practice of Basic Education – final years containing questions open, closed and multiple choice divided into 4 categories: (1) Identification, to profile the researched (2) motivation and recognition, (3) Project and practices in ongoing, (4) Free. Questionnaires were delivered to subjects researched the filled and returned the researcher. Concluded that the majority of teachers has not developed projects/practices for the applications and use of NTIC`s not be the projects proposed tools, which provides the collective construction of knowledge and the pedagogical practices impoverished. In this sense is need a plan of action and continued education courses that work skills and abilities minimum standards for use and ownership of resources in the case also the importance of new methodologies for the adequate use of pedagogical practice in the NTC`s.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNew technologies of information and communicationen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectContinuing teachers educationen
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleFormação continuada de professores para uso das novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica do ensino fundamental : anos finaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000991462pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples