Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSordi, Regina Orglerpt_BR
dc.contributor.authorZinelli, Beatriz Clotilde do Nascimentopt_BR
dc.date.accessioned2016-05-20T02:10:40Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141431pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho relata a experiência profissional da autora com três grupos de crianças de três a seis anos de idade, no contexto Escolar da Educação Infantil, onde foram realizados ateliês de contação de histórias, inspirados no método utilizado pelo autor Celso Gutfreind (2003). Pretende-se demonstrar as possibilidades terapêuticas e preventivas dos contos de fadas, facilitando com que crianças, inseridas no contexto escolar, possam desenvolver as capacidades simbólicas necessárias para entrarem em contato com seus sentimentos e expressá-los de forma a compartilharem seus conflitos. Através do trabalho realizado com os contos João e o Pé de Feijão, Chapeuzinho Vermelho e Branca de Neve, com diferentes grupos, foi possível perceber que as turmas se tornaram mais organizadas, com uma melhora significativa na expressão verbal de seus sentimentos, e possibilidades de identificadas com os personagens, pensarem sobre suas histórias de vida. O enquadramento oferecido, ao mesmo tempo estruturador e continente, ajudou a trazer limites para as pulsões, bem como ajudou na diferenciação entre a realidade e a vida imaginária das crianças, que se tornou cada vez mais rica.pt_BR
dc.description.abstractStorytelling workshops inspired by Celso Gutfreind (2003) method were held with three groups of 3-6 aged children within the school context of childhood education. The goal is to demonstrate the therapeutic and preventive uses of fairy tales providing children with the development of the symbolic behavior needed to get in touch with their feelings and to express themselves in order to share their conflicts. By working the tales Jack and the Beanstalk, Little Red Riding Hood and Snow White with different groups of children, was possible to notice significant improvement of organization, verbal expression and reflection about their own lives through identification with the characters. The setting, both structured and continent, helped to limited impulses as well as helped to differentiate reality and the imaginary life of children which became richer with the experience of storytelling.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFairy talesen
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectStorytelling workshopsen
dc.subjectSymbolismen
dc.subjectChildhooden
dc.titleOs contos de fadas e a criança : um caminho para a elaboração simbólicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000992365pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Infância e Família: Avaliação, Prevenção e Intervençãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples