Repositório Digital

A- A A+

Utilização dos recursos midiáticos nas escolas

.

Utilização dos recursos midiáticos nas escolas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Utilização dos recursos midiáticos nas escolas
Autor Machado, Nádia Maria Lima
Orientador Zavaski, Ediana
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Escola
Mídia
Professor
[en] Media resources
[en] Schools
[en] Teachers
Resumo Este trabalho tem como objetivo investigar quais as mídias disponíveis nas escolas da rede privada e da rede pública e quais são as mais utilizadas pelos professores nas práticas pedagógicas. O ambiente de estudo foram as escolas Sagrado Coração de Jesus e a escola Profº José Grimberg, ambas do município de São Leopoldo, as quais trabalham tanto com Educação Infantil como Ensino Fundamental. Também se procurou saber qual a dificuldade que o professor encontra na utilização destes recursos e se já participaram de formação para o uso das mídias no contexto escolar. Os sujeitos da pesquisa foram os professores e gestores de ambas as escolas. O instrumento utilizado foi um questionário composto por 12 questões, algumas objetivas e outras dissertativas. Todos os dados coletados foram analisados e descritos seguindo a ordem das questões. Os resultados da pesquisa nos mostraram que as escolas pesquisadas, possuem uma boa estrutura, tanto física quanto tecnológica. Constatou-se que a maioria dos professores se utiliza dos diversos tipos de mídia em suas práticas docentes, pois acham que são recursos que ajudam na aprendizagem e que facilitam na assimilação dos conteúdos. Outro aspecto que chamou a atenção é que são poucos os professores que ainda não possuem algum tipo de curso que os ajudem a ter um melhor aproveitamento dos recursos midiáticos. Concluiu-se que, ao contrário do que se pensava, as escolas estão investindo cada vez mais em recursos tecnológicos e que o professor preocupado em tornar suas aulas mais atrativas e dinâmicas se utiliza cada vez mais destes recursos.
Abstract This study aims to investigate the media available in private schools and public and which ones are most used by teachers in pedagogical practices. The study environment, the schools were Sacred Heart School and Prof. Joseph Grimberg, both in the city of Sao Leopoldo, who both work with kindergarten and elementary school. It also sought to ascertain the difficulty that the teacher finds the use of these resources and have participated in training for the use of media in the school context. The study subjects were teachers and administrators from both schools.The instrument was a questionnaire consisting of 12 questions, some other objective and subjective. All data collected were analyzed and described in the order of the questions. The survey results showed us that the schools surveyed have a good infrastructure, both physical and technological. It was found that most teachers are using various types of media into their teaching practices because they think we are tools that help in learning and to facilitate the assimilation of content.Another aspect that has drawn attention is that there are few teachers who do not have some kind of way to help them have a better use of media resources. It was concluded that, contrary to previous thinking, schools are increasingly investing in technological resources and the teacher concerned to make their classes more interesting and dynamic is increasingly using these resources.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141441
Arquivos Descrição Formato
000990982.pdf (348.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.