Repositório Digital

A- A A+

Blog em educação

.

Blog em educação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Blog em educação
Autor Silva, Ivana Gamba Andreoli da
Orientador Costa, Janete Sander
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aluno
Blog
Interação
Mídia
Professor
[en] Blogging
[en] Interaction
[en] Media in education
[en] Peer contribution
Resumo O presente estudo tem como objetivo identificar as possibilidades da utilização do blog como uma ferramenta pedagógica. Justifica-se esta pesquisa pela necessidade de tornar a escola mais próxima da realidade de seu aluno, que vive intimamente integrado com as tecnologias e faz uso constante da internet e das novas mídias. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, buscando em autores ligados à educação, o embasamento teórico para a realização deste trabalho. A partir do pesquisado, por esta autora, professora especializada na área da matemática e, no momento, exercendo cargo diretivo em escola pública estadual, pode-se delinear o blog como recurso e estratégia pedagógica, mostrando em cada uma destas formas de utilização do blog as diferentes possibilidades de aplicação em educação. Torna-se evidente neste estudo que o blog pode servir como uma ferramenta de promoção e interação e de colaboração entre os pares, e que está à disposição de professores e alunos para novas possibilidades de construção coletiva de conhecimento. Sugere-se, para concluir, a necessidade de se criar projetos de utilização do blog no meio escolar, em vista de sua potência à integração entre professores e alunos, e à interdisciplinaridade, pois promove o uso colaborativo da linguagem na produção textual escrita, aproximando diferentes áreas e disciplinas curriculares, beneficiando os processos de aprendizagem dos alunos.
Abstract This study aims at identifying the possibilities of using the blog as an educational tool. This research is justified by the need to get the school closer to the students reality and needs, who already lives intimately integrated with technology and makes constant use of the Internet and the new media. To this end, we performed a qualitative study, looking into authors’ inquiry linked to education and the technologies for the theoretical basis to support this work. As searched by this author, a teacher specialized in Mathematics and acting as a deputy headmistress in a public school in Porto Alegre, RS, Brazil, at the moment, the use of a blog can be delineated either as a pedagogic resource or strategy in the classroom teaching, showing different uses of blog application as possibilities in education. It becomes highlighted in this study that a blog can serve both as a tool for promoting interaction and collaboration among peers, as well as used as a pedagogic resource to encourage new possibilities for the collective construction of knowledge. At last, it is suggested the utilization of blogs in interdisciplinary and collaborative projects, promoting language production while approaching different areas and subjects in the school curriculum to the benefit of students’ learning process.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141444
Arquivos Descrição Formato
000989763.pdf (1.005Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.