Repositório Digital

A- A A+

O uso das tecnologias e mídias na educação de jovens e adultos : uma visão docente

.

O uso das tecnologias e mídias na educação de jovens e adultos : uma visão docente

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso das tecnologias e mídias na educação de jovens e adultos : uma visão docente
Autor Vacarin, Nelise Fátima
Orientador Falkembach, Gilse Antoninha Morgental
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Educação de jovens e adultos
Mídia
Tecnologia educacional
Resumo Versando sobre as inovações tecnológicas do mundo em que se vive, este trabalho sugere uma pesquisa em que a modernidade seja direcionada para dentro das escolas e seja avaliada pelos professores que utilizam, ou deveriam estar utilizando, as novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, com um foco especial na Educação de Jovens e Adultos. O olhar atento do professor é por si só a melhor ferramenta na obtenção dos dados necessários para a realização do estudo, já que, é ele quem está inserido diretamente no contexto que abrange os três elementos chaves: aluno, professor e tecnologias; os quais se tornam indispensáveis para se entender o método de utilização das mídias no processo de ensinoaprendizagem para jovens e adultos. Indo além, é fundamental saber quais são tecnologias e mídias que hoje são utilizadas para o ensino de jovens e adultos, saber a viabilidade do uso destas tecnologias, descobrir o que muda nas aulas com a utilização destas e identificar os avanços obtidos pelos alunos a partir do uso dessas tecnologias e mídias no processo de ensino e aprendizagem. Analisando resultados qualitativos e quantitativos, vindos das respostas de três professores de um EJA, acredita-se poder chegar a uma ou a várias respostas que venham a sanar as dúvidas acerca do tema em questão, e ainda prever intervenções seguras que se baseiem na realidade das escolas para jovens e adultos. Pois, mesmo com recursos tecnológicos, talvez estas escolas não venham ao encontro da realidade do público que elas atendem. Como resultado encontrado, podemos perceber que popularização do uso das mídias ainda é fraco, porém, quando sua utilização acontece é de qualidade e transformar o ensino em algo mais interessante e atrativo para o aluno e produtivo para o professor.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141445
Arquivos Descrição Formato
000990994.pdf (363.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.