Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTijiboy, Ana Vilmapt_BR
dc.contributor.authorCunha, Rejane Nissola dapt_BR
dc.date.accessioned2016-05-20T02:10:49Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141446pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho estuda a forma como os adolescentes utilizam a Internet nos dias atuais e a visão de pais e professores sobre o assunto. A abordagem utilizada na pesquisa foi a quantiqualitati-va, através de um estudo de caso. O referencial teórico aborda tal tema iniciando por contextualizar o cenário atual num viés social e tecnológico. Segue-se, então, para uma des-crição sobre o cenário educacional. O terceiro capítulo discorre sobre a adolescência nos tempos modernos, suas características e peculiaridades em relação a outras gerações. Dando sequência, é apresentado um relato envolvendo alunos do ensino médio, de uma escola públi-ca estadual do município de Porto Alegre. Onde se constatou que os adolescentes utilizam no seu dia a dia a Internet e acessam, principalmente, sites de relacionamentos como Orkut e MSN, tendo sido notada certa falta de cuidado com o acesso a alguns conteúdos na rede, o que preocupa os pais. Os adolescentes afirmam não terem medo ao acessar a Internet, aces-sam sites não recomendados para sua idade e publicam fotos e vídeos em seus sites de relacionamento. Os pais, pelo contrário, se preocupam e sentem insegurança quando seus fi-lhos estão conectados à rede. Tanto pais como professores dizem dar orientações quanto ao uso correto da rede, porém, os mesmos não controlam os conteúdos acessados pelos adoles-centes. Os alunos demonstraram conhecer o fenômeno ciberbullying, a maioria nunca foi vítima de tal crime, porém quase metade dos alunos conhece alguém que já foi alvo de tal crime. Os adolescentes confiam em seus pais na hora de consultá-los, caso venham a ser víti-mas de algum crime na Internet, no entanto, a mesma confiança não é transmitida pelos professores. Devemos aproximar mais a escola dos interesses dos alunos através de profundas mudanças de concepções e paradigmas de educação, associando as tecnologias de informação e comunicação, tão presente na vida fora da escola, ao cotidiano escolar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleApropriação da internet por adolescentes : novas realidades, novos perigospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000991901pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples