Repositório Digital

A- A A+

Inclusão digital dos professores de geografia das escolas públicas de Farroupilha/RS

.

Inclusão digital dos professores de geografia das escolas públicas de Farroupilha/RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Inclusão digital dos professores de geografia das escolas públicas de Farroupilha/RS
Autor Schons, Marceli Inês
Orientador Rapkiewicz, Clevi Elena
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Geografia
Inclusão digital
Informática
Professor
Resumo As mídias estão mudando o processo de ensino/aprendizagem em todas as disciplinas, oferecendo novas formas para a construção do conhecimento e novas possibilidades ao professor e ao aluno. A mídia informática é a que colabora de forma mais preponderante na geração e disponibilidade da informação através de múltiplos meios, tais como Internet e mídias digitais. No contexto escolar a informática possibilita maior ênfase na compreensão e na exploração de conceitos, bem como na interpretação das informações e na avaliação de argumentos. Porém, para o professor utilizar o computador como ferramenta auxiliar em seu trabalho, em suas aulas, ele precisa conhecer as diferentes linguagens, os símbolos e ter o domínio das diversas ferramentas que a informática oferece. A partir desse cenário, o objeto deste estudo são os professores de Geografia que atuam no Ensino Fundamental no município Farroupilha, nas redes municipal e estadual. O tema de estudo proposto é a inclusão digital, com o objetivo de analisar o uso da mídia informática pelos professores de Geografia no Ensino Fundamental no município de Farroupilha – RS. Essa análise ocorrerá a partir da identificação da relação dos professores de geografia com o computador; a forma de utilização do mesmo nas aulas de geografia; a formação destes professores e a participação da escola no provimento do uso da mídia informática. Para a coleta dessas informações foi aplicado um questionário aos professores, analisando seu perfil e a estrutura das escolas, o nível de inclusão digital e o uso das mídias no fazer pedagógico dos professores. Os resultados mostraram que o nível de inclusão digital é limitado, pois utilizam somente os recursos básicos que a informática oferece. No fazer pedagógico isso se reflete, com pouca exploração das ferramentas e destes recursos. Para tanto, torna-se inevitável cursos de aperfeiçoamento de forma continuada desses professores, para o a inserção das mídias digitais na escola. Na continuação desse estudo, serão pesquisadas as ferramentas e recursos da mídia informática para as aulas de Geografia.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141448
Arquivos Descrição Formato
000990694.pdf (395.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.