Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRapkiewicz, Clevi Elenapt_BR
dc.contributor.authorSchons, Marceli Inêspt_BR
dc.date.accessioned2016-05-20T02:10:51Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141448pt_BR
dc.description.abstractAs mídias estão mudando o processo de ensino/aprendizagem em todas as disciplinas, oferecendo novas formas para a construção do conhecimento e novas possibilidades ao professor e ao aluno. A mídia informática é a que colabora de forma mais preponderante na geração e disponibilidade da informação através de múltiplos meios, tais como Internet e mídias digitais. No contexto escolar a informática possibilita maior ênfase na compreensão e na exploração de conceitos, bem como na interpretação das informações e na avaliação de argumentos. Porém, para o professor utilizar o computador como ferramenta auxiliar em seu trabalho, em suas aulas, ele precisa conhecer as diferentes linguagens, os símbolos e ter o domínio das diversas ferramentas que a informática oferece. A partir desse cenário, o objeto deste estudo são os professores de Geografia que atuam no Ensino Fundamental no município Farroupilha, nas redes municipal e estadual. O tema de estudo proposto é a inclusão digital, com o objetivo de analisar o uso da mídia informática pelos professores de Geografia no Ensino Fundamental no município de Farroupilha – RS. Essa análise ocorrerá a partir da identificação da relação dos professores de geografia com o computador; a forma de utilização do mesmo nas aulas de geografia; a formação destes professores e a participação da escola no provimento do uso da mídia informática. Para a coleta dessas informações foi aplicado um questionário aos professores, analisando seu perfil e a estrutura das escolas, o nível de inclusão digital e o uso das mídias no fazer pedagógico dos professores. Os resultados mostraram que o nível de inclusão digital é limitado, pois utilizam somente os recursos básicos que a informática oferece. No fazer pedagógico isso se reflete, com pouca exploração das ferramentas e destes recursos. Para tanto, torna-se inevitável cursos de aperfeiçoamento de forma continuada desses professores, para o a inserção das mídias digitais na escola. Na continuação desse estudo, serão pesquisadas as ferramentas e recursos da mídia informática para as aulas de Geografia.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.titleInclusão digital dos professores de geografia das escolas públicas de Farroupilha/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990694pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples