Repositório Digital

A- A A+

As gírias que a TV ensina : um estudo de caso com alunos do 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental

.

As gírias que a TV ensina : um estudo de caso com alunos do 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As gírias que a TV ensina : um estudo de caso com alunos do 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor Silva, Samira Sgarabotto
Orientador Costa, Valéria Machado da
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aluno
Escola
Linguagem
Pais
Televisão (Comunicação)
Resumo A criança, antes de ingressar na escola já passou por uma formação educacional realizada pela família, mas também pelas mídias que tem acesso. De maneira especial encontra-se a mídia da televisão, que seduz e educa, influenciando atitudes, preferências e a linguagem das crianças principalmente. Frente a isto os adultos que acompanham o crescimento e desenvolvimento da criança devem estar atentos e dispostos a interagir com o que é aprendido nesta mídia que normalmente ocupa um lugar de destaque nos lares e é ignorado dentro da escola. Através de um trabalho realizado sobre “As gírias que a TV ensina”, foi possível verificar que a grande maioria da turma do 2° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município de Caxias do Sul, demonstra preferência em assistir programas humorísticos como o “Pânico na TV” e consequentemente reproduzem no seu cotidiano as gírias aprendidas nele. Baseado nesta influência foi desenvolvido com alunos, questionamentos, conversas, pesquisas com eles e seus pais e construções escritas que auxiliaram na reflexão sobre o uso das gírias no cotidiano, assim como a verificação da postura dos pais e professores que participam da aprendizagem deles. Tais atividades foram analisadas com base em um referencial teórico pesquisado e que nortearam o estudo e a conclusão de que não é possível negar a influência da televisão na aprendizagem das crianças e que o que é aprendido através dela necessita ser discutido pelos adultos que cercam a criança que está em formação.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141452
Arquivos Descrição Formato
000990052.pdf (275.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.