Repositório Digital

A- A A+

O uso pedagógico das comunidades virtuais do Orkut

.

O uso pedagógico das comunidades virtuais do Orkut

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso pedagógico das comunidades virtuais do Orkut
Autor Alba, Rosane Krauze Vieira
Orientador Bez, Marta Rosecler
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aluno
Comunidade virtual
Professor
Rede virtual
Resumo Este estudo investiga a proximidade dos professores do ensino médio, do Colégio Estadual Prof. Elmano Lauffer Leal, com as comunidades virtuais do ORKUT. Aborda os conceitos referentes as redes sociais e comunidades virtuais, das quais alunos e professores participam, na construção coletiva de conhecimentos. As comunidades sociais integram o ciberespaço, e postulam alguns elementos que determinam a cibercultura. Neste mundo virtual no qual a sociedade atual, esta inevitavelmente imersa, a educação, é parte essencial portanto, necessitando adequar-se ao novo paradigma, a virtualização. É necessário também, a mudança do papel do professor detentor de todas as respostas, para o de co-autor no processo de construção do conhecimento coletivo, onde se compartilham as perguntas e não apenas resultados. Para entender essa necessidade urgente de mudanças na educação, analisou-se o uso pedagógico das comunidades virtuais do ORKUT, algumas das atividades possíveis, e o por que do não uso nas escolas estaduais.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141467
Arquivos Descrição Formato
000990091.pdf (647.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.