Potencialidades tecnológicas e educacionais da formação docente através da modalidade de EAD
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Alessandra Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Kaercher, Marlene Therezinha Rebelatto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-20T02:11:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/141468 | pt_BR |
dc.description.abstract | Educar, hoje, diante do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação, é fomentar o engajamento social criando novas realidades, aumentando a autoestima e níveis de expectativa, ensinar a inovar. Estes são desafios que levam os educadores a repensar suas práticas dentro de contextos profissionais novos, assumindo novas perspectivas intelectuais, diferentes daquelas aprendidas quando realizaram sua formação inicial. Diante destas evidências, buscou-se um novo olhar sobre a práxis dos docentes constituindose em novos tempos e formas de ensinar, com metodologias diferenciadas e expectativas de um ensino dinâmico e criativo, fazendo parte do contexto da era digital. Frente a este contexto, surge como foco principal desta pesquisa a formação docente através da educação a distância, a qual, possibilita uma educação de qualidade calcada na modernidade como um marco na área educacional contemporânea. Os novos paradigmas da educação pontuam com clareza a relevância de ampliar os ambientes de aprendizagem expondo educandos e educadores às novas formas de aprender e ensinar, minimizando a influência direta do professor, ampliando as possibilidades de aprendizagem dos alunos. Frente a estes pressupostos, este estudo pretende identificar as potencialidades tecnológicas e educacionais da formação dos professores através da modalidade de EAD. Para dar vozes a esta pesquisa buscou-se evidenciar os pareceres dos professores que realizam o Curso de Especialização em Mídias na Educação, ciclo avançado, da Turma 3, Polo de Porto Alegre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, que serviu de base para a coleta e análise de dados. Os resultados de tais observações foram capturados por meio de questionários, através da ferramenta Google Docs e também a partir de extratos retirados da ferramenta fórum de discussão do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, ambiente este, utilizado pelos docentes que realizaram o curso. A partir da análise e discussão dos dados destaca-se como Potencialidades Tecnológicas e Educacionais da Formação dos Professores através da Modalidade de EAD o gerenciar e flexibilizar o tempo de estudo, a chance de reflexão sobre a prática e de rever as ideias de uso pedagógico das Mídias, aplicadas a Educação, além da importância de fazer um curso de formação a distância como uma nova forma de atualização de novos conhecimentos propiciados pelas TICs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | Potencialidades tecnológicas e educacionais da formação docente através da modalidade de EAD | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000990881 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1948)