Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRodrigues, Alessandra Pereirapt_BR
dc.contributor.authorKaercher, Marlene Therezinha Rebelattopt_BR
dc.date.accessioned2016-05-20T02:11:04Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141468pt_BR
dc.description.abstractEducar, hoje, diante do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação, é fomentar o engajamento social criando novas realidades, aumentando a autoestima e níveis de expectativa, ensinar a inovar. Estes são desafios que levam os educadores a repensar suas práticas dentro de contextos profissionais novos, assumindo novas perspectivas intelectuais, diferentes daquelas aprendidas quando realizaram sua formação inicial. Diante destas evidências, buscou-se um novo olhar sobre a práxis dos docentes constituindose em novos tempos e formas de ensinar, com metodologias diferenciadas e expectativas de um ensino dinâmico e criativo, fazendo parte do contexto da era digital. Frente a este contexto, surge como foco principal desta pesquisa a formação docente através da educação a distância, a qual, possibilita uma educação de qualidade calcada na modernidade como um marco na área educacional contemporânea. Os novos paradigmas da educação pontuam com clareza a relevância de ampliar os ambientes de aprendizagem expondo educandos e educadores às novas formas de aprender e ensinar, minimizando a influência direta do professor, ampliando as possibilidades de aprendizagem dos alunos. Frente a estes pressupostos, este estudo pretende identificar as potencialidades tecnológicas e educacionais da formação dos professores através da modalidade de EAD. Para dar vozes a esta pesquisa buscou-se evidenciar os pareceres dos professores que realizam o Curso de Especialização em Mídias na Educação, ciclo avançado, da Turma 3, Polo de Porto Alegre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, que serviu de base para a coleta e análise de dados. Os resultados de tais observações foram capturados por meio de questionários, através da ferramenta Google Docs e também a partir de extratos retirados da ferramenta fórum de discussão do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, ambiente este, utilizado pelos docentes que realizaram o curso. A partir da análise e discussão dos dados destaca-se como Potencialidades Tecnológicas e Educacionais da Formação dos Professores através da Modalidade de EAD o gerenciar e flexibilizar o tempo de estudo, a chance de reflexão sobre a prática e de rever as ideias de uso pedagógico das Mídias, aplicadas a Educação, além da importância de fazer um curso de formação a distância como uma nova forma de atualização de novos conhecimentos propiciados pelas TICs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titlePotencialidades tecnológicas e educacionais da formação docente através da modalidade de EADpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990881pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples