Repositório Digital

A- A A+

A literatura americana e as mídias

.

A literatura americana e as mídias

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A literatura americana e as mídias
Autor Costa, Paula Angelo da
Orientador Bez, Marta Rosecler
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aluno
Literatura inglesa
Mídia
Professor
Tecnologia
[en] English literature
[en] Medias
[en] Robots
[en] Technology
Resumo Ensinar Literatura na escola é um algo que traz ao professor necessidade de leitura de vários materiais, planejamento intenso e encorajamento dos alunos, para que vejam no hábito de ler algo prazeroso e de profundo impacto sobre suas vidas.Tão importante quanto ensinar a ter prazer com a leitura é ensinar a adquirir cultura através dela. Ao ensinar línguas estrangeiras é necessário fazer com que o aluno se sinta imerso na cultura estrangeira, para que valorize o outro, para que valorize a sua própria cultura. Então, se o professor consegue unir a língua a ser estudada e a literatura importante para esta cultura, fará com que o aluno veja real importância em aprendê-la. Mas como trabalhar um texto literário com adolescentes da chamada ―era digital‖? Estando aberto às mudanças que a modernidade nos traz todos os dias, utilizando as chamadas Tecnologias da Informação como aliado do ensinar e aprender em sala de aula. Esta pesquisa foi conduzida com uma turma de 8ª série de uma escola municipal, um projeto em que a literatura americana e a língua inglesa foram alicerçados pelas mídias que os alunos tinham acesso como internet e vídeo. A intenção da pesquisa é demonstrar que os alunos podem se interessar mais pela literatura quando esta lhes é apresentada de forma lúdica, com as mídias como aliadas do professor. Os relatos dos alunos, bem como seus trabalhos desenvolvidos, foram os documentos que confirmaram da hipótese desta pesquisa.
Abstract Teaching literature at school is something that a teacher brings to the need for reading various materials, intense planning and encouragement of students to see that the habit of reading something pleasant and profound impact on their lives. As important as teaching the pleasure to teach reading is to acquire culture through it. In teaching foreign languages is necessary to make the student feel immersed in foreign culture, that values the other, for which values its own culture. So if the teacher can join the language being studied and the literature important to this culture, will cause the student to see real importance in learning it. This research was conducted with a group of 8th graders in a school hall, a project in which American and English literature were grounded by the media that the students had access to internet and video. The intent of the research was prove that students can be more interested in literature when it is showed to them in a playful, with the media as allies of the teacher. Reports from students and their work were developed documents that confirmed the hypothesis of this.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141469
Arquivos Descrição Formato
000991709.pdf (643.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.