Repositório Digital

A- A A+

Softwares educativos : uma análise sobre a aplicação dos softwares jclic e hot potatoes na prática em sala de aula

.

Softwares educativos : uma análise sobre a aplicação dos softwares jclic e hot potatoes na prática em sala de aula

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Softwares educativos : uma análise sobre a aplicação dos softwares jclic e hot potatoes na prática em sala de aula
Autor Gnatta, Tania Maria
Orientador Torrezzan, Cristina Alba Wildt
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Educação infantil
Informática na educação
Pratica educativa
Software educacional
[en] Educacional practice
[en] Educational softwares
[en] Information technologies in education
Resumo A partir da reflexão a respeito dos conceitos estudados no curso de Especialização em Mídias na Educação, promovido pelo CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o presente trabalho analisa a importância da aplicação dos softwares educativos na prática educativa. Para isso, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito dos softwares educativos, em especial o JCLIC e HOT POTATOES. Após, foi feita uma pesquisa qualitativa sobre a inserção dos jogos educativos na prática pedagógica, através da aplicação de questionários e observações realizadas na turma do Nível IV da Escola de Educação Infantil Bem Querer de Ivoti. Ao final do presente trabalho, conclui-se que é de suma importância a inclusão de atividades digitais na prática educativa, uma vez que oferecem um mundo lúdico e interativo, exploram a criatividade e a imaginação, assim como apóiam o desenvolvimento de habilidades, o raciocínio e a integração entre sujeitos.
Abstract From the reflection about the concepts studied in the course of Specialization in Educacion Media, promoted by ICNTE – Interdisciplinary Centre for New Technologies in Education from Universidade Federal do Rio Grande do Sul, this paper analyses the importance of the implementation of educacional software in educacional practice. So, initially we carried out a bilbiographic research about the educacional software, especially JCLIC and HOT POTATOES. After it was made a research qualitative about the integration of educacional games in the teaching practice, through questionnaires and classroom observations contucted in the Level IV in the Escola Municipal de Educação Infantil Bem Querer from Ivoti. At the end of this work, I conclude that it is extremely important to include digital activities in educacional practice as they offer a playful and interactive world, explore creativity and imagination, as well as support the development of skills, reasoning and integration among subjects.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141471
Arquivos Descrição Formato
000990235.pdf (1.237Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.