Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDias, Cristiani de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorKnak, Valquíria Rambopt_BR
dc.date.accessioned2016-05-20T02:11:07Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141472pt_BR
dc.description.abstractAs tecnologias de informação têm proporcionado modificações históricas na sociedade, propiciando meios de comunicação e informação, baseados em suportes inovadores e recursos informacionais. Este trabalho apresenta, através de estudo de caso realizado numa escola pública de São Leopoldo, a recepção da obra “O Pequeno Príncipe” em áudio-livro, um recurso que veio colaborar para a formação educacional e o desenvolvimento do hábito da leitura. Reconhecendo-se como um recurso valioso para instigar a imaginação de nossos pequenos leitores, o áudio-livro, proporciona a participação ativa e coletiva de um grupo, ao mesmo tempo, permitindo interatividade entre as percepções de cada indivíduo diante de uma obra clássica, bem como a revalorização da obra impressa diante das tecnologias de informação e comunicação. Analisou-se o perfil e interesses dos leitores de um quinto ano e os desafios do professor em trabalhar com um novo recurso, o áudio-livro, como um meio acessível e dinâmico de incentivo ao hábito da leitura. Apresentou-se a obra “O Pequeno Príncipe”, analisando-se a recepção da turma a partir do recurso sonoro, como incentivador à leitura da obra impressa. Sugerem-se pesquisas mais atuais e a utilização de novos recursos tecnológicos para que os objetivos educacionais relacionados à leitura sejam realmente atingidos.pt_BR
dc.description.abstractInformation technologies have provided historical changes in society, providing media and information, and innovative media-based information resources. This paper presents, through case study conducted in a public school of Sao Leopoldo, the reception of "The Little Prince" in audio book, a feature that came together to educational training and development of the habit of reading. Recognizing himself as a valuable resource for engaging the imagination of our young readers, audio-book, provides the active and collective participation of a group, while allowing interaction between the perceptions of individuals facing a classic work as well as the revaluation of the printed work on information technology and communication. We analyzed the profile and interests of readers of a fifth year teacher and the challenges of working with a new feature, the audio-book as an accessible and dynamic way to encourage the reading habit. Presented the book "The Little Prince" by analyzing the reception class from the feature sound, as incentive to read the printed work. We suggest most current research and use of new technology resources for the educational goals related to reading are actually achieved.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReadingen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectAudio booken
dc.subjectReceptionen
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleÁudio-livro “O Pequeno Príncipe” : uma proposta com mídia sonora para estimular a leitura da obra impressa.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990634pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples