Repositório Digital

A- A A+

Letramento e numeramento : uma abordagem de concepções de crianças na perspectiva dos estudos culturais

.

Letramento e numeramento : uma abordagem de concepções de crianças na perspectiva dos estudos culturais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Letramento e numeramento : uma abordagem de concepções de crianças na perspectiva dos estudos culturais
Autor Santos, Vanessa Felix dos
Orientador Trindade, Iole Maria Faviero
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação infantil
Estudos culturais
Letramento
Resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva analisar que usos sociais e culturais de leitura e de escrita relacionados com conhecimentos matemáticos fazem as crianças da 28 série (ou 3° ano) do Ensino Fundamental de nove anos. A problematização partiu da análise de algumas produções de crianças de uma turma na qual realizei o estágio curricular obrigatório no período de agosto a novembro de 2008. O objeto da pesquisa tem sua origem em testagens e análises elaboradas a partir de uma atividade proposta no período do estágio onde a demonstração de habilidades de linguagem e de matemática eram exigidas em conjunto. Nessa atividade, as crianças demonstraram maior acerto ao responder às exigências matemáticas em oposição às de linguagem. Os pressupostos teóricos da pesquisa abrangem os estudos sobre letramento e numeramento, contando com os aportes dos Estudos Culturais. Como ferramenta metodológica de investigação, cinco questões iniciais e seis testes foram elaborados envolvendo leitura e escrita de números e suas práticas sociais e propostos a duas crianças. As análises permitem visibilizar que elas demonstram diferenças entre si quanto aos conhecimentos das duas habilidades - de linguagem e de matemática - , com uma maior competência no uso das habilidades matemáticas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/141479
Arquivos Descrição Formato
000715537.pdf (9.783Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.