Repositório Digital

A- A A+

O uso da Tv e do vídeo em sala de aula

.

O uso da Tv e do vídeo em sala de aula

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso da Tv e do vídeo em sala de aula
Autor Souza, Érika Cristina de
Orientador Moresco, Silvia Ferreto da Silva
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aluno
Professor
Televisão (Comunicação)
Resumo O mundo atual tem sido sinalizado por mudanças nas várias áreas do conhecimento. Essas transformações avançam pelas atuais ferramentas tecnológicas de informação e de comunicação, tais como: o Computador, o Rádio e a Televisão. É nesse contexto, que a escola, especificamente, a sala de aula, está envolvida, onde esta sofre influências diversas das mudanças atuais, na medida em que esta se abre para um novo significado das perspectivas modernas sobre a razão, a produção do conhecimento e da comunicação. Assim vivenciando esse novo contexto, e com a presença de uma nova geração de alunos que convivem diariamente com essas novas tecnologias, a escola, através dos educadores utiliza-se destes recursos e assim, se faz necessário pensar como estes novos instrumentos de informação podem contribuir para a melhoria do Ensino. Este trabalho busca estudar a Televisão como uma linguagem motivadora, fonte de aprendizado e como possibilidade de conhecimento, ainda que estejamos cientes de todo o aspecto manipulátorio e alienador da TV enquanto meio controlado pela classe dominante, pelo poder político e pela economia capitalista. Nossa intenção aqui é fazer uma análise do seu uso, como ela pode nos auxiliar na sala de aula, como uma ferramenta pedagógica. Não pretendemos nos prender exclusivamente ao uso de diferentes gêneros televisivos no desenvolvimento de atividades pedagógicas com a finalidade de transformar alunos em telespectadores críticos, mas fazer uma análise das diferentes possibilidades de utilização dos gêneros televisivos como materiais de apoio pedagógico, de ilustração e de aprofundamento de conteúdos escolares. E, principalmente, realizar uma análise do uso de programas educativos produzidos especialmente com o intuito de ensinar, instruir ou educar. Com base neste estudo abordaremos como as mídias, têm assumido novos espaços na sociedade, especialmente na Escola: de que forma isso é aceito pelos professores e como a leitura de suas mensagens é realizada pelos alunos. Discutiremos as diversas possibilidades de uso da Televisão pelo professor em suas atividades pedagógicas. Faremos um breve relato de algumas das dúvidas levantadas por professores que desejam usar o vídeo, não apenas como apêndice da aula, mas como um instrumento que contribua de fato para o processo de ensino- aprendizagem, para formação e/ou construção de conceitos e para as relações interpessoais desenvolvidas no ambiente escolar. Considerando a inexistência de uma resposta única para as questões apresentadas; e, tomando como pressuposto que a utilização de vídeos e da TV em processos educativos, como qualquer outra atividade pedagógica, pressupõe-se um planejamento criterioso, e, assim discutiremos a utilização do vídeo em sala de aula com o intuito de verificar o impacto causado pela aplicação dos meios audiovisuais nas atividades didático-pedagógicas. Esta pesquisa será do tipo exploratória, pois pretende verificar como a TV tem contribuído na sala de aula para o aprendizado dos alunos e de como o professor articula-se diante desta ferramenta. Os educadores responderão a um questionário com perguntas fechadas, e espaço para falar de seu trabalho na sala de aula, com o uso da TV podendo dar sugestões ou fazer críticas deste tipo de mídia.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141480
Arquivos Descrição Formato
000988970.pdf (553.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.