Repositório Digital

A- A A+

Inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série das escolas municipais de Farroupilha

.

Inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série das escolas municipais de Farroupilha

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série das escolas municipais de Farroupilha
Autor Gulden, Bárbara Luiza Reiter
Orientador Rapkiewicz, Clevi Elena
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Computador
Inclusão digital
Professor
Resumo A educação é a base para uma sociedade. É na escola, junto aos professores, que as crianças e adolescentes, passam a maior parte do tempo. O professor é elemento fundamental na colaboração da aprendizagem do aluno, desde a convivência com os outros, conhecimento e acesso ao novo, utilização de recursos tecnológicos, entre outros. Neste contexto, este estudo, procurou analisar o nível de inclusão digital dos professores de 5ª a 8ª série de escolas municipais de Farroupilha, analisando, entre outros aspectos, a relação entre o conhecimento que os professores têm sobre informática e a utilização que fazem do computador na sua prática pedagógica, seja para preparar aulas e se aperfeiçoar ou para com os alunos na sala de aula ou no laboratório de informática. Concluiu-se que o nível de inclusão digital desse grupo de professores é baixo. A maioria só domina funções básicas do computador. Diversos recursos não são utilizados pelos professores. Quando os professores proporcionam atividades aos alunos, com o uso do computador, no laboratório de informática, necessitam da ajuda de um profissional especializado na área e utilizam ferramentas simples e não voltadas à autoria. O computador assim ainda está sendo pouco usado para proporcionar a construção do conhecimento. Ainda falta muito para chegar a integrar o laboratório de informática à sala de aula, e promover o prosumidor, ou seja, aluno e professor que, além de consumir, produzam conhecimento.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141484
Arquivos Descrição Formato
000988018.pdf (943.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.