Repositório Digital

A- A A+

Edmodo e suas potencialidades na educação como ambiente virtual de aprendizagem

.

Edmodo e suas potencialidades na educação como ambiente virtual de aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Edmodo e suas potencialidades na educação como ambiente virtual de aprendizagem
Autor Maricato, Deisi Trindade
Orientador Rodrigues, Alessandra Pereira
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Ambiente virtual
Avaliação
Professor
[en] Edmodo
[en] Evaluation
[en] Virtual learning environment
Resumo O presente trabalho pretendeu explorar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Edmodo e avaliá-lo sob a perspectiva didático-pedagógica segundo a concepção interacionista/construtivista/sistêmica do modelo de avaliação de AVAs desenvolvido por Schlemmer, Saccol e Garrido (2007). Esta avaliação foi realizada pela autora e um grupo de 27 professores usuários do Edmodo no sentido de verificar as potencialidades e possíveis contribuições do referido ambiente na prática pedagógica. Para tanto, os instrumentos utilizados foram um questionário composto de assertivas contendo os aspectos levantados no referido modelo de avaliação aplicado aos usuários, observação e exploração realizadas pela pesquisadora. Os resultados apontam que o ambiente contribui significativamente para a prática educativa, visto que favorece ao docente a criação de novos espaços para o desenvolvimento da aprendizagem.
Abstract This present work intended explore the Virtual Learning Environment (VLE) Edmodo and evaluate it from the perspective didactic-pedagogical based on the conception interactionist/constructivist/systemic of model evaluation developed by Schlemmer, Saccol and Garrido (2007). This was carried out by the author in a group of 27 users teachers of Edmodo in order to verify the potential and possible contributions of that environment in pedagogical practice. The instruments used were a questionnaire with aspects raised in that evaluation model applied to user group, observation and exploration by the researcher. The results showed that the environment contributes significantly to the educational practice and encourages the teacher to create new spaces for learning development.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141489
Arquivos Descrição Formato
000988475.pdf (1.093Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.