Repositório Digital

A- A A+

A contribuição do uso das TICs na construção do conhecimento de pessoas com transtornos globais de desenvolvimento

.

A contribuição do uso das TICs na construção do conhecimento de pessoas com transtornos globais de desenvolvimento

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A contribuição do uso das TICs na construção do conhecimento de pessoas com transtornos globais de desenvolvimento
Autor Sombrio, Clarissa Maria
Orientador Rodrigues, Alessandra Pereira
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aluno
Inclusão digital
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Transtornos globais do desenvolvimento
[en] Digital inclusion
[en] Global development disorder
[en] Specialized educational services
Resumo O presente trabalho visou refletir sobre a utilização das TICs no processo de construção do conhecimento de alunos com Transtorno Global do Desenvolvimento das Escolas Estaduais Alvarenga Peixoto e Anne Frank. O estudo foi realizado através de observações e entrevistas, de alunos e professores, dentro do âmbito escolar, com o objetivo de verificar como as TICs estão sendo usadas nesses espaços para a construção do conhecimento do aluno. Foi feita análise qualitativa dos dados coletados, segundo os fatores estipulados por Warschaurer (2006), que facilitam o processo de inclusão digital, quando utilizados de forma adequada, contribuindo para que o aluno no processo de aprendizagem construa seu conhecimento. Pode-se perceber que os fatores: recursos físicos, digitais, humanos e sociais não foram explorados, pelos professores, devidamente, o que não contribuiu para a construção do conhecimento dos alunos envolvidos na pesquisa.
Abstract This study sought to reflect on the use of ICTs in the process of knowledge construction of students with Pervasive Developmental Disorder State Public Schools Alvarenga Peixoto and Anne Frank. The study was conducted through observations and interviews of students and teachers within the school context in order to determine how ICTs are being used in these spaces for the construction of student knowledge. Qualitative analysis was made of data collected, according to the factors set forth by Warschaurer (2006), which facilitate the process of digital inclusion, when used properly, contributing to the student in learning to build their knowledge. One can see that the factors: physical, digital, human and social were not explored by the teachers, they should, which has not contributed to building knowledge of the students involved in research.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141497
Arquivos Descrição Formato
000991931.pdf (339.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.