Repositório Digital

A- A A+

A importância da informática na alfabetização

.

A importância da informática na alfabetização

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A importância da informática na alfabetização
Autor Freitas, Elieze Rocha de
Orientador Flores, Maria Lucia Pozzatti
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Alfabetização
Informática
Professor
[en] Computerization
[en] Learning
[en] Teacher
Resumo O tema desse trabalho: “A importância da informática na alfabetização", foi pensado para ir ao encontro a respostas das várias dúvidas existentes na vida escolar. Através de análises das teorias de grandes estudiosos frente ao assunto, poder achar soluções para a resolução dos problemas enfrentados pela alfabetização e a introdução da informática nas escolas, que tanto apavora professores e consequentemente reflete no baixo rendimento dos alunos. Os principais agentes do processo ensino aprendizagem precisam estar em completa sintonia para que a alfabetização aconteça. Por isso, alguns dos teóricos como Freire, Piaget e Luckesi, norteiam este trabalho, conduzindo, assim, a uma educação mais próxima da realidade social dos alunos e suas vivências. Fazendo parte dessa nova realidade social está incluído a informatização na proposta pedagógica das instituições de ensino. A informática tem provocado uma revolução na educação por sua capacidade de auxiliar nas aulas. Ela pode ser usada para comunicar, pesquisar, criar desenhos, efetuar cálculos e simular fenômenos. O professor pode aproveitar esse potencial do computador para elaborar atividades, projetos e pesquisas que propiciem a aprendizagem através da discussão e simulação. Daí então a necessidade de procurar recursos disponíveis para auxiliar os profissionais da educação.
Abstract The theme of this work: The assistance of the computer in literacy, was designed to meet the responses from the various doubts in school life. Through analysis of the theories of the great scholars facing the subject, can find solutions to the problems faced for literacy and the introduction of computers in schools, which frightens teachers and therefore reflects in the students efficiency. The main actors of the learning process must be fully aligned to the literacy happen. Therefore, some theorists highlighted here as Freire, Piaget and Luckesi guide our work, leading us to a education closer to the social reality of our students and their experiences. As part of this new reality is included in the proposal for the computerization of educational institutions. The computing has caused a revolution in education for their ability to assist in the classroom. It can be used to communicate, research, create drawings, performing. Calculations and simulate phenomena. The teacher can utilize the potential of the computer to develop activities, projects and research that promotes learning though discussion and simulation. So then the need to seek resources to assist professional educators.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141502
Arquivos Descrição Formato
000988943.pdf (423.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.