Repositório Digital

A- A A+

Rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da educação infantil

.

Rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da educação infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da educação infantil
Autor Birck, Cristiane
Orientador Deus, Sandra Batista de
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Educação infantil
Rádio (Comunicação)
Tecnologia educacional
[en] Communication
[en] Education
[en] Learning
[en] Possibilities
[en] Radio
Resumo A evolução dos recursos tecnológicos de informação e comunicação revolucionou a forma com que a maioria das pessoas obtinham para se relacionar, buscar informações e conhecimentos. Essas novas formas e possibilidades surgem como um meio interessante de oferta à escola, num espaço privilegiado para a organização de uma educação voltada a uma prática pedagógica que valorize e reconheça o potencial destas tecnologias. Portanto, ao retratar a comunicação como fator primordial para a educação, o rádio, visto como um artefato tecnológico, ou como uma mídia, constituindo-se como um meio de difusão e veiculação de informação, revela-se importante recurso pedagógico, podendo contribuir e favorecer a aprendizagem. Assim busca-se apresentar o rádio e suas possibilidades de aprendizagem no contexto da Educação Infantil, partindo da análise e reflexão sobre a utilização do mesmo. Verifica-se através de pesquisa de que forma os professores utilizam o rádio no contexto escolar, analisando quais atividades são desenvolvidas partindo de sua utilização e com que frequência as mesmas ocorrem, apresentando assim propostas que abordem possibilidades de aprendizagem através de práticas pedagógicas com o uso do rádio.
Abstract The evolution of resources for information and communication technology have revolutionized the way most people got to relate to, seek information and knowledge. These new forms and possibilities emerge as an interesting means to supply to school, a privileged space for the organization of an education geared to a pedagogical practice that values and recognizes the potential of these technologies. Therefore, portraying the communication as the key to education, radio, seen as a technological artifact, or as a medium, constituting themselves as a means of dissemination and propagation of information, it is important pedagogical resource that can contribute and promote learning. So we try to present the radio and its possibilities for learning in the context of early childhood education, analyzing and reflecting on its use. It is through research how teachers use the radio in schools, analyzing what activities are developed based on their use and how often they occur, thus presenting proposals addressing learning opportunities through pedagogical practices using the radio.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141507
Arquivos Descrição Formato
000991997.pdf (417.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.