Repositório Digital

A- A A+

Minha escola, políticas públicas e possibilidades de utilização de tecnologias para alunos com deficiência visual

.

Minha escola, políticas públicas e possibilidades de utilização de tecnologias para alunos com deficiência visual

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Minha escola, políticas públicas e possibilidades de utilização de tecnologias para alunos com deficiência visual
Autor Ehlert, Carla
Orientador Dias, Cristiani de Oliveira
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias Educação.
Assunto Deficiente da visão
Inclusão escolar
Tecnologia assistiva
[en] Assistive technologies
[en] Inclusion
[en] Visually impaired
Resumo A sociedade atual é dependente de recursos digitais. Para que os alunos com necessidades especiais, deficientes visuais possam realmente ser incluídos, é necessária a utilização de tecnologias assistivas, como também o comprometimento das escolas e professores. O presente trabalho é uma análise qualitativa, um estudo de caso, que foi realizado com a finalidade de fazer um levantamento bibliográfico sobre as políticas públicas de inclusão, analisar a forma como é feita a inclusão, bem como sugerir a utilização de TICs para deficientes visuais na escola pesquisada. A inclusão ainda representa um grande desafio para a sociedade, e requer a participação e vontade da sociedade para que as pessoas com deficiência possam ter independência, e oportunidades iguais.
Abstract Modern society is dependent on digital resources. For students with special needs, visually impaired people can really be included, it is necessary to use assistive technologies, as well as the commitment of schools and teachers. This study is a qualitative analysis, a case study that was conducted with the purpose of doing a literature review on public policies of inclusion, consider how the inclusion is made, and suggest the use of TIC for visually impaired studied in school. The inclusion still represents a great challenge for society, and requires the participation and willingness of society to the people with disabilities can be independent, and equal opportunities.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141513
Arquivos Descrição Formato
000988168.pdf (531.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.