Repositório Digital

A- A A+

Possibilidades pedagógicas de objetos educacionais voltados para a matemática do ensino fundamental

.

Possibilidades pedagógicas de objetos educacionais voltados para a matemática do ensino fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Possibilidades pedagógicas de objetos educacionais voltados para a matemática do ensino fundamental
Autor Rabello, Eliandra Vitória
Orientador Avila, Barbara Gorziza.
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Ensino fundamental
Matemática
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Information technology e communication
[en] Learning objects
[en] Mathematics education
Resumo Através do estudo de práticas pedagógicas abordamos a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), os fundamentos teóricos e alguns Objetos Digitais de Aprendizagem, ligados ao processo de ensinoaprendizagem na área de matemática do ensino fundamental. Com base no posicionamento de autores como Valente (1999), Moran(2000), D’Ambrosio(2003) e outros, partimos para a realização de análises com critérios de objetivar o que um bom Objeto de Aprendizagem (OA) de matemática do ensino fundamental deve conter no contexto atual de ensino e aprendizagem. Critérios como a visualização da construção matemática, a contextualização, possibilidades de verificação da aprendizagem, interdisciplinaridade, autoria e instruções claras de manuseio foram identificados como necessários a um bom objeto de aprendizagem. Assim, foram selecionados quatro OAs para serem utilizados com alunos de 6º a 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas ou particulares. Dessa forma, este estudo visa proporcionar aos professores um material que lhe permita acesso a uma análise prévia sobre alguns dos objetos de aprendizagem, auxiliando-os nas escolhas dos objetos a serem utilizados em suas práticas pedagógicas no dia-a-dia.
Abstract Through the study of teaching practices address the use of Information and Communication Technologies (ICTs), the theoretical foundations and some digital learning objects linked to the teaching and learning in the area of mathematics in the elementary school. Based on the position of authors such as Valente(1999), Moran(2000), D'Ambrosio(2003) and others, we did the analysis with criteria that aim at a good Learning Object (LO) of elementary school mathematics must include in the current context of education and learning. The use of criteria such as: construction math, context, authorship, verification of learning,and interdisciplinary are necessary for a good learning object containing for learning to occur. Thus, we selected four OA, with students from 6 to 9 years of elementary education at public school . This study aims to provide teachers with a material that allows access to a preliminary analysis of some of the learning objects, helping them in their choices of objects to be used in their teaching practices in day-to-day.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141524
Arquivos Descrição Formato
000988567.pdf (294.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.