Repositório Digital

A- A A+

Adaptando o currículo para atender a necessidades de profissionais de saúde em um desastre : uma proposta para enfermeiras brasileiras

.

Adaptando o currículo para atender a necessidades de profissionais de saúde em um desastre : uma proposta para enfermeiras brasileiras

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Adaptando o currículo para atender a necessidades de profissionais de saúde em um desastre : uma proposta para enfermeiras brasileiras
Outro título Tailoring curricula to fit health professionals’ needs in a disaster : a proposal for Brazilian nurses
Outro título Adaptando el currículo para atender a necesidades de profesionales de salud en un desastre : una propuesta para enfermeras brasileñas
Autor Witt, Regina Rigatto
Gebbie, Kristine Moore
Resumo Introdução: Educação e capacitação são os pilares da preparação para os desastres e melhores currículos e programas de treinamento são baseados em competências. Objetivo: Este artigo apresenta uma proposta para ser aplicada ao currículo de enfermagem no Brasil, baseada nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nas recomendações para a integração de habilidades e competências no currículo de graduação propostas pela Organização Mundial da Saúde. Resultados: Foi realizada uma comparação de referenciais de competências para indicar as competências específicas essenciais para enfermeiras brasileiras. Níveis de proficiência foram indicados para o estabelecimento de objetivos educacionais e experiências de aprendizado e instrumentos de avaliação recomendados da literatura. Conclusões: As competências constituem o início da discussão que deverá ocorrer em cada escola de enfermagem para que todas as enfermeiras brasileiras estejam preparadas para o caso de um desastre ocorrer.
Abstract Introduction: Education and training are the cornerstones of disaster preparedness and best curricula and training programs are competency-based. Objective: This paper presents a proposal to be applied in nursing curricula in Brazil, based on the National Curriculum Guidelines and the recommendations for integrating skills and competencies into undergraduate curricula proposed by the World Health Organization. Results: Comparison of competencies sets was conducted to indicate the specific competencies to be included as essential for Brazilian nurses. Levels of proficiency were indicated for the establishment of learning objectives and learning experiences and evaluation tools recommended from the literature. Conclusions: The competencies provided are the beginning of the discussion that will have to take place in every nursing school, if all Brazilian nurses are to graduate ready to participate should a disaster occur.
Resumen Introducción: Educación y capacidad son los pilares de la preparación para los desastres y mejores currículos y programas de entrenamiento son basados en competencias. Objetivo: Este artículo presenta una propuesta para ser aplicada al currículo de enfermería en Brasil, basada en las Directrices Curriculares Nacionales y en las recomendaciones para la integración de habilidades y competencias en el currículo de grado propuestas por la Organización Mundial de la Salud. Resultados: Se realizó una comparación de referenciales de competencias para indicar aquellas específicas esenciales para enfermeras brasileñas. Niveles de competencia fueran indicados para el establecimiento de objetivos educacionales e experiencias de aprendizaje e instrumentos de evaluación recomendados por la literatura. Conclusiones: Las competencias constituyen el inicio de la discusión que deberá ocurrir en cada escuela de enfermería para que todas las enfermeras brasileñas estén preparadas para el caso de un desastre ocurrir.
Contido em Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 37, n.1 (mar. 2016), p. 165-71
Assunto Educação baseada em competências
Educação em desastres
Educação em enfermagem
[en] Competency-based education
[en] Education in disasters Nursing education
[es] Currículo
[es] Educación basada en competencias
[es] Educación en desastres
[es] Educación en enfermería
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/141527
Arquivos Descrição Formato
000991427.pdf (139.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.