Repositório Digital

A- A A+

O uso pedagógico das novas tecnologias na sala de aula

.

O uso pedagógico das novas tecnologias na sala de aula

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso pedagógico das novas tecnologias na sala de aula
Autor Pereira, Daniele Goulart
Orientador Flôres, Maria Lucia Pozzatti
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Inclusão digital
Novas tecnologias
Professor
Resumo A utilização das mídias na educação é, além de um tema bastante atual, por vezes muito controverso, haja vista a grande necessidade de sua inserção no universo ensino-aprendizagem e a razoável resistência de alguns professores no que refere-se à adequação da prática pedagógica à essa inovação tecnológica. Os comportamentos sociais que envolvem as mídias são um grande desafio para a ação da escola na atualidade, pois ela deve viabilizar-se como espaço crítico em relação ao uso e à apropriação dessas tecnologias de comunicação e informação. Além disso, deve reconhecer sua importância e capacidade de interferência no modo de ser e de agir das pessoas e na própria maneira de se comportarem diante do seu grupo social, como cidadãs. O desenvolvimento da consciência crítica, fortalecendo a identidade de cada um, é desafiador para os professores diante de novas sabedorias que circulam a sociedade. O objetivo do presente trabalho monográfico foi Identificar o uso pedagógico das novas tecnologias pelo professor na sala de aula e sua eficácia didática no processo de ensino-aprendizagem e o problema elencado foi de que forma investigar esse referido uso pedagógico das novas tecnologias. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e como aspectos conclusivos pode-se ressaltar que a possibilidade das novas tecnologias e o advento da internet e sua popularização ampliada trouxeram inúmeras inovações ao fazer educativo e pretendem romper com barreiras tradicionais sobre a forma de se ensinar e as possibilidades de novos jeitos de aprender, ou seja, transpor a forma vertical e hierarquizada do fazer pedagógico, propondo uma interatividade cada vez maior e um poder de comunicação cada vez mais abrangente no contexto escolar. As novas tecnologias são capazes de introduzir no seio da sala de aula uma relação horizontal entre o professor, o conteúdo socialmente construído e o aluno. O professor é, nesse contexto, muito mais um organizador e mediador na construção do conhecimento e não mais e tão somente um mero transmissor de conteúdos.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141528
Arquivos Descrição Formato
000988459.pdf (101.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.