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dc.contributor.advisorFlôres, Maria Lucia Pozzattipt_BR
dc.contributor.authorPereira, Daniele Goulartpt_BR
dc.date.accessioned2016-05-21T02:09:11Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141528pt_BR
dc.description.abstractA utilização das mídias na educação é, além de um tema bastante atual, por vezes muito controverso, haja vista a grande necessidade de sua inserção no universo ensino-aprendizagem e a razoável resistência de alguns professores no que refere-se à adequação da prática pedagógica à essa inovação tecnológica. Os comportamentos sociais que envolvem as mídias são um grande desafio para a ação da escola na atualidade, pois ela deve viabilizar-se como espaço crítico em relação ao uso e à apropriação dessas tecnologias de comunicação e informação. Além disso, deve reconhecer sua importância e capacidade de interferência no modo de ser e de agir das pessoas e na própria maneira de se comportarem diante do seu grupo social, como cidadãs. O desenvolvimento da consciência crítica, fortalecendo a identidade de cada um, é desafiador para os professores diante de novas sabedorias que circulam a sociedade. O objetivo do presente trabalho monográfico foi Identificar o uso pedagógico das novas tecnologias pelo professor na sala de aula e sua eficácia didática no processo de ensino-aprendizagem e o problema elencado foi de que forma investigar esse referido uso pedagógico das novas tecnologias. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e como aspectos conclusivos pode-se ressaltar que a possibilidade das novas tecnologias e o advento da internet e sua popularização ampliada trouxeram inúmeras inovações ao fazer educativo e pretendem romper com barreiras tradicionais sobre a forma de se ensinar e as possibilidades de novos jeitos de aprender, ou seja, transpor a forma vertical e hierarquizada do fazer pedagógico, propondo uma interatividade cada vez maior e um poder de comunicação cada vez mais abrangente no contexto escolar. As novas tecnologias são capazes de introduzir no seio da sala de aula uma relação horizontal entre o professor, o conteúdo socialmente construído e o aluno. O professor é, nesse contexto, muito mais um organizador e mediador na construção do conhecimento e não mais e tão somente um mero transmissor de conteúdos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleO uso pedagógico das novas tecnologias na sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000988459pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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