Repositório Digital

A- A A+

Comunicação do docente e o uso TV em sala de aula

.

Comunicação do docente e o uso TV em sala de aula

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Comunicação do docente e o uso TV em sala de aula
Autor Alba, Ernesto
Orientador Bez, Marta Rosecler
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Comunicação
Professor
Tecnologia educacional
Resumo Este estudo investiga a relação de comunicação dos professores do ensino médio, do Colégio Estadual Florinda Tubino Sampaio, e o uso da TV como um recurso tecnológico de mediação e realização comunicativa. Aborda os conceitos referentes a antropologia do ser que comunica, “docente” sua relação com o conteúdo, a linguagem e o outro, através da mediação e dos recursos tecnológicos do seu tempo. Evidencia o constante desenvolvimento da comunicação, e que o aprender a se comunicar é uma experiência inerente de cada ser humano, desde sua manifestação como “ser”. O educador é por essência o comunicador que se faz presente na vida de todos nós. Na pessoa do docente esta o desafio da formação humana através do ato de comunicar. É o docente que gerencia tempo, espaço e mensagem, integrando de forma aberta conteúdos, pessoas, linguagens, a tecnologia do seu tempo no processo de conhecer. Identifica o docente como uma unidade de dimensões inerentes, reveladas na relação de Objetividade, Subjetividade e Transcendência. Na relação de subjetividade evidencia sua auto-afirmação de ser que é, conduzindo-o a realização, esta só pode acontecer quando atendidos todos os requisitos de uma boa comunicação. O docente se sente realizado quando ao fazer as mediações com o uso das tecnologias constrói o conhecimento que transcende a vida das sociedades. Trata da relação direta do uso da TV em sala de aula, por considerar um recurso mediático acessível a todos, mas que é deixado de lado diante do deslumbramento das novas tecnologias, como também do entendimento da televisão por parte dos professores em relação a educação. O recurso da TV e do vídeo acaba, na maioria das vezes, sendo esquecido, ignorado e mal utilizado, pela falta de motivação, conhecimento sobre suas possibilidades e propostas claras de uso.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141529
Arquivos Descrição Formato
000988984.pdf (187.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.