Repositório Digital

A- A A+

O rádio na educação : instrumento para a promoção da aprendizagem

.

O rádio na educação : instrumento para a promoção da aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O rádio na educação : instrumento para a promoção da aprendizagem
Autor Plocharski, Elena Turski
Orientador Woiciechoski, Lediane Raquel
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Linguagem
Tecnologia educacional
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo Esta monografia apresenta uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, realizada através de consulta bibliográfica buscando apresentar informações relevantes para o aprofundamento e compreensão das formas de utilização do rádio como ferramenta educacional. A motivação para a escolha do tema baseia-se na vivência pedagógica no exercício da atividade de professora multiplicadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Guaíba - 12ª Coordenadoria Regional de Educação – Estado do Rio Grande do Sul. Neste estudo o foco será o rádio tradicional, sua linguagem e gêneros. A possível contribuição do rádio na integração de componentes curriculares com as vivências dos educandos e educadores. Este estudo foi realizado mediante a seguinte pauta: contextualização do estudo apreciando o Rádio e sua relação com a Educação com base em políticas públicas que visam à aprendizagem apropriada à série e ampliação da jornada escolar com o intuito de promover a escolarização aliada à aprendizagem conectada à vida; apresenta as características e peculiaridades da linguagem utilizada pelo rádio – a linguagem radiofônica - regionalismo, hora certa, agilidade, individualidade, instantaneidade e sensorialidade bem como, os diversos gêneros radiofônicos que a compõe - publicitário ou comercial; jornalístico ou informativo; musical; dramático ou ficcional e o educativo-cultural; explora o uso do rádio e sua relação com a construção da autonomia do aluno além de apontar segundo o referencial pesquisado, possibilidades para o uso do rádio na educação e elencar possibilidades para uso da linguagem radiofônica na construção da autonomia do aluno. O rádio, ao longo de sua existência, provou ser um meio eficaz de comunicação. Um artefato que depende diretamente da palavra na forma escrita, do discurso oral, do som, da imagem estática ao mesmo tempo em que exige competências e habilidades para usar esses recursos para comunicar com eficiência através de sua linguagem. É capaz de envolver o ouvinte e de estimular a sua imaginação ao ponto de levá-lo a participar da transmissão por meio de um “diálogo mental” estabelecido com o emissor da mensagem. Esse “encantamento” acontece em função da utilização de vários gêneros radiofônicos bem como da combinação desses gêneros com o propósito de criar programas e mensagens destinados para públicos distintos.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141534
Arquivos Descrição Formato
000988561.pdf (146.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.