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Linux educacional : desafio para o professor

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Título Linux educacional : desafio para o professor
Autor Lemos, Cristina Domingues
Orientador Dias, Cristiani de Oliveira
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Formação de professores
Inclusão digital
Linux
[en] Digital inclusion
[en] Educational linux
[en] Teacher training
Resumo O presente estudo tem como objetivo principal identificar, a partir da chegada do Linux Educacional às escolas municipais de São Leopoldo, o modo de apropriação desta distribuição Linux pelos professores coordenadores de EVAM (Espaços Virtuais de Aprendizagem e Multimídia) – em especial pelo uso do software livre – e dos espaços discursivos disponíveis, a fim de promover a ampliação e a transformação de seus saberes e de suas práticas pedagógicas. Através do levantamento das políticas públicas de inclusão digital, das mudanças inerentes ao trabalho atual do educador e da possibilidade de integração entre os princípios que regem o software livre e a exigência de uma postura diferenciada do profissional coordenador dos (EVAM), uma proposta de ação colaborativa foi desenvolvida a fim de buscar, entre os protagonistas destes espaços, soluções para suas principais dificuldades. Os sujeitos, por meio desta pesquisa-ação, vivenciaram no trabalho colaborativo e compartilhado, a experiência da aprendizagem em rede, elemento decisivo para a formação de um professor que pretende empenhar-se no movimento de inclusão digital nas escolas e na transformação de suas práticas educacionais. O desafio vivenciado por estes educadores é árduo e o reconhecimento do NTM (Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal) como um espaço qualificado para a busca de formação aumenta a responsabilidade deste fórum que é capaz de promover o debate, motivar, apoiar e construir, coletivamente, novos saberes. Ao final desta pesquisa, ficou evidente a importância da integração das políticas públicas, a fim de garantir programas que promovam o uso qualificado da informática nas escolas públicas brasileiras, através do incentivo à formação continuada dos professores, para que as tecnologias sejam, enfim, vistas como dispositivos que potencializam a aprendizagem e promovem, além da inclusão digital, a elevação da consciência dos sujeitos que a utilizam.
Abstract This study aims, mainly, to identify, from the arrival of Educational Linux at municipal schools of São Leopoldo, how is Linux‟s distribution given by EVAM‟s (Virtual Spaces of Multimedia Schooling‟s) coordinating teachers – mainly though the use of free software – and it is also about the available discursive spaces, aiming to promote the enhancing and the transformation of the knowledge and pedagogical practices. Through the raising of public policies related to digital inclusion, of changes that are intrinsic to the educator‟s current work, and of the integration possibility between the principles that rule the free software and the demand of a differentiated position from EVAM‟s coordinating teacher, a proposal of cooperative action was developed aiming to search solutions for its main difficulties. The subjects of this action-research have experienced, through cooperative and shared work, the experience of network learning, a crucial element to the education of a teacher who intends to commit with the digital inclusion movement at schools and with the transformation of his educational practices. The challenge experienced by these educators was hard, and the NTM‟s (Municipal Core of Educational Technology) recognition as a qualified space to search for teacher‟s graduation enhances this forum‟s responsibility, which is capable of promoting debates, motivate, support and build, collectively, new knowledges. At the end of this research, the importance of integration of publics policies became evident, aiming to ensure programs which promote the qualified use of computers at Brazilian public schools, through the incentive to teacher‟s continuing education, that is so technologies are, then, seen as devices that helps learning and promote, besides digital inclusion, the reaching of a higher level of consciousness from the subjects who use these technologies.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/141552
Arquivos Descrição Formato
000988409.pdf (1.352Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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