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dc.contributor.advisorSantos, Cristiane Pizzutti dospt_BR
dc.contributor.authorMeier, Luiz Carlospt_BR
dc.date.accessioned2008-10-01T04:14:14Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14159pt_BR
dc.description.abstractA fidelização dos clientes se torna relevante principalmente quando são mensurados os custos inerentes da busca de novos clientes e na recuperação de clientes perdidos para a concorrência. A segmentação dos clientes dos bancos trouxe uma diferenciação no atendimento dado ao cliente de acordo com seu perfil. O presente trabalho buscou subsídios na literatura e nos dados obtidos em uma pesquisa realizada junto a uma amostra de clientes do segmento de micro e pequenas empresas do Banco do Brasil S.A., mais precisamente da Agência Cidade das Flores, localizada no município de Joinville, estado de Santa Catarina para identificar os fatores mais importantes na fidelização dos clientes. Os resultados da pesquisa confirmaram o que diversos autores já haviam citado. O atendimento pessoal é o principal fator de fidelização do cliente, no segmento de micro e pequenas empresas.pt_BR
dc.description.abstractThe customer’s fidelity becomes important mainly when the costs inherent from the search of new customers and from the recuperation of customers lost to the competition are measured. The bank’s customer’s segmentation brings a differentiation in the way it attends them, according to their profile. This work was based in literature and data from a research made over a customers sample from the micro and small companies segment of Banco do Brasil S.A., most precisely from Cidade das Flores agency, located in the town of Joinville, Santa Catarina state, to identify the most important facts to conquer the costumer’s fidelity. The research results confirm the opinion of various authors. The personal attendance is the main factor of customer’s fidelity, in micro and small segment companies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing de serviçospt_BR
dc.subjectSegmentação de mercadopt_BR
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subjectAtendimento ao clientept_BR
dc.subjectBanco do Brasil.pt_BR
dc.titleSatisfação e fidelização de clientes : segmento de micro e pequenas empresaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000649862pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilpt_BR


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