Repositório Digital

A- A A+

Percepção do cliente quanto aos benefícios dos planos de previdência privada

.

Percepção do cliente quanto aos benefícios dos planos de previdência privada

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Percepção do cliente quanto aos benefícios dos planos de previdência privada
Autor Siqueira, Maria Medianeira Antunes
Orientador Slongo, Luiz Antonio
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Assunto Banco do Brasil.
Comportamento do consumidor
Marketing de serviços
Previdência privada
Previdência social
Resumo A ampla divulgação da reforma da Previdência Social tem despertado interesse na população, criando um clima favorável, para que o mercado de previdência privada seja uma das alternativas naturais para suprir as defasagens entre a aposentadoria que o INSS paga e o salário recebido pelo cliente, isso somado à expectativa de vida que está aumentando no mundo e no Brasil. Este estudo fez uma análise do comportamento do cliente, sobre o seu processo decisório, sobre aspectos comportamentais do cliente particular, da sua atitude com relação ao dinheiro, com relação ao banco como entidade financeira, e com relação aos serviços bancários. Todas as considerações a respeito da conduta do consumidor têm como principal finalidade o conhecimento de seu perfil, o que abrange os dados sócio-econômicos e os mais particulares relacionados com a atitude, estilo, motivação e imagem. As aquisições do consumidor são muito influenciadas pelas peculiaridades culturais, sociais, individuais e psicológicas. Geralmente, o consumidor recebe muitos subsídios sobre o produto de fontes comerciais, contudo, as fontes mais competentes costumam ser as pessoais. Verificando-se a atitude do cliente, chega-se aos três itens responsáveis pela sua reação frente às necessidades financeiras que são o dinheiro, o banco e os serviços bancários. É preciso estar atentos à percepção dos clientes relativa à qualidade dos serviços, pois quanto maior a brecha entre expectativa e atuação, maior a desagrado do consumidor. O que implica em que os vendedores forneçam dados autênticos em relação ao desempenho do produto, para que os clientes fiquem satisfeitos. Com relação à investigação, foi feita antes uma pesquisa exploratória e, posteriormente, realizada uma pesquisa do tipo Survey, que tem como característica principal definições quantitativas de algumas peculiaridades da população. O estudo foi realizado com os clientes do nível de relacionamento exclusivo da agência Bairro Boqueirão de Passo Fundo (RS). O sistema de amostragem é não-probabilístico, pois não foram usadas as amostras aleatórias de escolha. A pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório. O método para a coleta dos dados foi a de entrevista pessoal através de questionário. Os dados colhidos nas entrevistas são apresentados a seguir. Pode-se citar que dos cem entrevistados, a maioria, tem entre vinte e vinte e nove anos, que sua renda mensal fica entre dois e três mil reais, tem terceiro grau completo, que se preocupam com o futuro, já tem poupança ou plano de previdência privada, ou ambos, procuram no plano de previdência privada uma maneira para manter o padrão de vida atual no futuro; consideram muito importante estar cientes de como seu dinheiro está sendo aplicado; saber sobre a rentabilidade mensal do produto; ter confiança no recebimento do benefício no futuro; têm preferência por uma instituição com sua marca consolidada no mercado financeiro; por fim, consideram de pouca importância se a Instituição é de propriedade pública ou privada.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/14164
Arquivos Descrição Formato
000649892.pdf (312.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.