Repositório Digital

A- A A+

Essas castanhas me engordam mas me despertam desejo : escrevendo (com) o rançoso na formação de professores

.

Essas castanhas me engordam mas me despertam desejo : escrevendo (com) o rançoso na formação de professores

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Essas castanhas me engordam mas me despertam desejo : escrevendo (com) o rançoso na formação de professores
Autor Saibel, Lorena Mansanari
Orientador Costa, Luciano Bedin da
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Língua Moderna: Espanhol: Licenciatura.
Assunto Barthes, Roland, 1915-1980
Escrita
Estereótipos
Licenciatura
Produção textual
Resumo O trabalho a seguir fala a partir de uma experiência pessoal como licencianda do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para então valer-se das multiplicidades de discursos e experiências no mundo das licenciaturas em geral. Composto por fragmentos, trata-se de uma colagem de vários textos heterogêneos, tal qual parece ser o universo discursivo acerca da educação em uma universidade. Em formato de protoverbetes, esse mosaico é visto a partir das noções de Texto e escritura por Roland Barthes, como forma de (re)pensar e amolecer os estereótipos, essas repetições de um discurso que cola, gruda, uma espécie de necrose da linguagem que nos enclausura ao mesmo tempo em que nos seduz, a partir das angústias e dos desejos na experiência da licenciatura. Operando com o rançoso que invade os corpos e a linguagem, em um trabalho com as palavras, este trabalho fala sobre escrita escrevendo: o escrever como fim, intransitividade. Uma metanarrativa de várias vozes e imagens que se misturam tentando disseminar o plural do texto enquanto coexistência de sentidos. Olha a escritura de vários lugares; nas suas potências e seus estereótipos, utilizando-se dos dois para remexer com os discursos que nos rodeiam, e que, de certa forma, determinam o teor das experiências em uma formação de licenciatura. Em última instância, o que este trabalho procura, e de certa forma experimenta, é a possibilidade de irrupção de licenciandos-escritores ao invés de apenas escreventes.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/141667
Arquivos Descrição Formato
000992532.pdf (1.627Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.