Repositório Digital

A- A A+

Proposta de sequência didática : aprimoramento à compreensão leitora em E/LE através de histórias em quadrinhos

.

Proposta de sequência didática : aprimoramento à compreensão leitora em E/LE através de histórias em quadrinhos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Proposta de sequência didática : aprimoramento à compreensão leitora em E/LE através de histórias em quadrinhos
Autor Cemin, Lairton
Orientador Bevilacqua, Cleci Regina
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Espanhol: Licenciatura.
Assunto Didática
Ensino de língua estrangeira (espanhol)
História em quadrinhos
Leitura : Compreensão
Produção textual
[es] Competencia lectora
[es] Enseñanza de español como lengua extranjera
[es] Historietas
[es] Producción textual
[es] Secuencia didáctica
Resumo A compreensão leitora é uma necessidade do cotidiano de todo estudante durante o período escolar e também depois dele. Neste trabalho, pretende-se analisar a eficiência do uso de uma ferramenta de produção textual, considerada como elemento intermediário entre a leitura e a melhoria da compreensão leitora. Para atingir o objetivo proposto, apresenta-se uma sequência didática com diferentes atividades de leitura e produção textual elaboradas a partir de Histórias em Quadrinhos (HQs) de Mafalda e Condorito. Pretende-se desenvolver essas atividades em um grupo de 20 estudantes de uma escola pública, com requisito de já terem cursado dois anos de língua estrangeira espanhola. A proposta didática se organiza na forma de oficinas de leitura e produção textual com base nas HQs selecionadas e inclui, ainda, perguntas de sondagem e discussão em grande grupo. Ao final das oficinas espera-se que os participantes tenham uma conscientização maior de que a escrita e a leitura se complementam e auxiliam na melhoria da compreensão leitora. Acredita-se que a atividade proposta também poderá desenvolver nos educandos um posicionamento crítico diante de uma sociedade tão heterogênea como a que vivemos nos dias de hoje.
Resumen La comprensión lectora es una necesidad del cotidiano de todo estudiante durante su permanencia en la escuela e incluso después del período escolar obligatorio. En este trabajo, se busca analizar la eficacia del uso de una herramienta de producción textual, considerada como un elemento intermedio entre la lectura y la mejoría de la comprensión lectora. Se parte de la hipótesis de que la producción textual puede mejorar la comprensión lectora. Para lograr el objetivo propuesto, se presenta una secuencia didáctica con distintas actividades de lectura y producción textual elaboradas a partir de historietas de Mafalda y de Condorito. Dichas actividades se aplicarán a un grupo de 20 estudiantes de una escuela pública y con requisito de que hayan cursado dos años de lengua extranjera española. La propuesta didáctica se organiza en forma de talleres e incluye, aun, preguntas de sondeo y discusiones con todo el grupo. Así, se espera que los participantes puedan desarrollar una conciencia con relación a la escrita y a la lectura como actividades complementarias y subsidiarias de la comprensión lectora. Además, se cree que la actividad propuesta podrá desarrollar en los estudiantes una postura crítica ante la sociedad heterogénea de los días actuales.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/141669
Arquivos Descrição Formato
000992178.pdf (2.111Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.