Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBevilacqua, Cleci Reginapt_BR
dc.contributor.authorCemin, Lairtonpt_BR
dc.date.accessioned2016-05-24T02:10:33Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141669pt_BR
dc.description.abstractA compreensão leitora é uma necessidade do cotidiano de todo estudante durante o período escolar e também depois dele. Neste trabalho, pretende-se analisar a eficiência do uso de uma ferramenta de produção textual, considerada como elemento intermediário entre a leitura e a melhoria da compreensão leitora. Para atingir o objetivo proposto, apresenta-se uma sequência didática com diferentes atividades de leitura e produção textual elaboradas a partir de Histórias em Quadrinhos (HQs) de Mafalda e Condorito. Pretende-se desenvolver essas atividades em um grupo de 20 estudantes de uma escola pública, com requisito de já terem cursado dois anos de língua estrangeira espanhola. A proposta didática se organiza na forma de oficinas de leitura e produção textual com base nas HQs selecionadas e inclui, ainda, perguntas de sondagem e discussão em grande grupo. Ao final das oficinas espera-se que os participantes tenham uma conscientização maior de que a escrita e a leitura se complementam e auxiliam na melhoria da compreensão leitora. Acredita-se que a atividade proposta também poderá desenvolver nos educandos um posicionamento crítico diante de uma sociedade tão heterogênea como a que vivemos nos dias de hoje.pt_BR
dc.description.abstractLa comprensión lectora es una necesidad del cotidiano de todo estudiante durante su permanencia en la escuela e incluso después del período escolar obligatorio. En este trabajo, se busca analizar la eficacia del uso de una herramienta de producción textual, considerada como un elemento intermedio entre la lectura y la mejoría de la comprensión lectora. Se parte de la hipótesis de que la producción textual puede mejorar la comprensión lectora. Para lograr el objetivo propuesto, se presenta una secuencia didáctica con distintas actividades de lectura y producción textual elaboradas a partir de historietas de Mafalda y de Condorito. Dichas actividades se aplicarán a un grupo de 20 estudiantes de una escuela pública y con requisito de que hayan cursado dos años de lengua extranjera española. La propuesta didáctica se organiza en forma de talleres e incluye, aun, preguntas de sondeo y discusiones con todo el grupo. Así, se espera que los participantes puedan desarrollar una conciencia con relación a la escrita y a la lectura como actividades complementarias y subsidiarias de la comprensión lectora. Además, se cree que la actividad propuesta podrá desarrollar en los estudiantes una postura crítica ante la sociedad heterogénea de los días actuales.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompetencia lectoraes
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (espanhol)pt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectProducción textuales
dc.subjectEnseñanza de español como lengua extranjeraes
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectSecuencia didácticaes
dc.subjectLeitura : Compreensãopt_BR
dc.subjectHistorietases
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.titleProposta de sequência didática : aprimoramento à compreensão leitora em E/LE através de histórias em quadrinhospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000992178pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Espanhol: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples