Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSturm, Ingrid Nancypt_BR
dc.contributor.authorLeivas, Mariana Molina de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2016-05-24T02:10:43Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141693pt_BR
dc.description.abstractPretende-se nesse trabalho evidenciar a realidade da situação de Língua Portuguesa nos ensinos fundamental e médio, elaborado a partir de experiências nos Estágio de Docência em Português I e II, do curso de Licenciatura em Letras. Apesar da existência dos PCN e dos Referencias Curriculares, o ensino da língua pouco tem evoluído nas escolas da rede pública de ensino nos últimos tempos. Percebemos que os professores continuam priorizando o ensino gramatical, com frases fora do contexto, seguem ensinando o emprego da língua sem considerar as variantes linguísticas. Faremos uma análise de partes do livro didático, material de apoio pedagógico distribuído pelo Ministério da Educação, que trabalha a concordância, uma das maiores dificuldades do usuário da língua, é preciso ensinar as normas linguísticas, levando em conta as variantes próprias do aluno, sua história como sujeito, sem desprezar as formas da oralidade e as consideradas não padrão. Iremos, também, analisar produções de alunos, selecionadas para discutir sobre as consequências que o ensino inadequado da língua pode trazer. O objetivo com este trabalho é refletir sobre o ensino da língua a partir do texto, para desenvolver a leitura, a produção de textos e partindo dessas produções, trabalhar as dificuldades da escrita apresentadas pelos alunos, à luz da sociolinguística. Constatamos que as práticas de ensino devem ter como base variados gêneros de texto e que precisamos dar condições ao aluno de exercer legitimamente a língua em qualquer situação de interação social, em sua produção falada ou escrita.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectSociolingüísticapt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.titleDa teoria ao estágio, do estágio à teoria : Leitura, escrita e concordânciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000992589pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples