Da teoria ao estágio, do estágio à teoria : Leitura, escrita e concordância
dc.contributor.advisor | Sturm, Ingrid Nancy | pt_BR |
dc.contributor.author | Leivas, Mariana Molina de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-24T02:10:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/141693 | pt_BR |
dc.description.abstract | Pretende-se nesse trabalho evidenciar a realidade da situação de Língua Portuguesa nos ensinos fundamental e médio, elaborado a partir de experiências nos Estágio de Docência em Português I e II, do curso de Licenciatura em Letras. Apesar da existência dos PCN e dos Referencias Curriculares, o ensino da língua pouco tem evoluído nas escolas da rede pública de ensino nos últimos tempos. Percebemos que os professores continuam priorizando o ensino gramatical, com frases fora do contexto, seguem ensinando o emprego da língua sem considerar as variantes linguísticas. Faremos uma análise de partes do livro didático, material de apoio pedagógico distribuído pelo Ministério da Educação, que trabalha a concordância, uma das maiores dificuldades do usuário da língua, é preciso ensinar as normas linguísticas, levando em conta as variantes próprias do aluno, sua história como sujeito, sem desprezar as formas da oralidade e as consideradas não padrão. Iremos, também, analisar produções de alunos, selecionadas para discutir sobre as consequências que o ensino inadequado da língua pode trazer. O objetivo com este trabalho é refletir sobre o ensino da língua a partir do texto, para desenvolver a leitura, a produção de textos e partindo dessas produções, trabalhar as dificuldades da escrita apresentadas pelos alunos, à luz da sociolinguística. Constatamos que as práticas de ensino devem ter como base variados gêneros de texto e que precisamos dar condições ao aluno de exercer legitimamente a língua em qualquer situação de interação social, em sua produção falada ou escrita. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Linguagem e línguas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Sociolingüística | pt_BR |
dc.subject | Interação social | pt_BR |
dc.subject | Texto | pt_BR |
dc.title | Da teoria ao estágio, do estágio à teoria : Leitura, escrita e concordância | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000992589 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1179)