Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrodbeck, Angela Freitagpt_BR
dc.contributor.authorPoernbacher, Nortonpt_BR
dc.date.accessioned2008-10-02T04:13:07Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14169pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo identificar e analisar os elementos de planejamento estratégico que estiveram presentes ou ausentes ou sem monitoramento, em uma empresa exportadora, do setor frigorífico de suínos e bovinos, localizado no estado de Santa Catarina que sofre problemas do ambiente onde se desenvolve. Temos empresas que formalizam o seu planejamento estratégico e temos empresas que não formalizam o seu planejamento estratégico, porém existe o planejamento estratégico. A gestão estratégica não é só de ativos financeiros, os ativos intangíveis refletem o desempenho atual da organização e focalizam o desempenho futuro. Os indicadores financeiros de uma organização contam sua história passada. Nos dias de hoje, apenas esses indicadores não são suficientes para orientar e avaliar a trajetória de uma empresa na geração de valor futuro, necessita também de medidas para conhecimento de clientes, processos internos, aprendizado e crescimento. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa voltada ao estudo de caso. Foram enviados questionários às diretorias e à gerência financeira da empresa para a obtenção dos dados necessários para o desenvolvimento desta monografia. Os elementos do planejamento estratégico (missão e visão da empresa, analisar o ambiente, formular e implementar estratégias, identificar e definir os objetivos estratégicos, definir parâmetros de avaliação de controle, implementar as ações para o atendimento dos objetivos e avaliar e controlar o mesmo) estavam presentes na empresa e foram monitorados de alguma forma. Estes elementos permitiram que a empresa prosseguisse no mercado, apesar da crise enfrentada.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to identify and to analyse the basic elements of strategic planning that were taken in account, as well as those basic elements that were not taken in consideration or were not monitored, in an export oriented frozen pork and beef packing industry, located in the State of Santa Catarina, suffering under the circumstances of the local business environment. There are companies that formalize its strategic plan and there are those that do not formalize it but nevertheless apply the reasoning of strategic planning. The strategic management should not be applied exclusively to the financial assets. The intangible assets reflect the present performance of an organization and point to the future performance. The financial indicators of a company tell about its performance in the past. Nowadays, the financial indicators alone are nor sufficient to guide and asses a company’s trajectory into its future value creation. Measures to promote better knowledge of the clients, internal processes, learning and growth are also needed. A methodology of qualitative nature, usually used in case studies, was applied. Questionnaires were sent to the company’s directors and to the financial manager in order to acquire necessary data to the development of this monograph. The elements of strategic planning ( company’s mission and vision, its environment analysis, planning and implementation of strategies, strategic objectives, identification and definition of key performance indicators, action plan to achieve objectives and its assessment and control) were present in the company and have been monitored somehow. The use of the basic principles of strategic planning allowed the company to stay in business despite the crises it had to face.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStrategyen
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectGestão estratégicapt_BR
dc.subjectStrategic planningen
dc.subjectStrategic managementen
dc.subjectMudança organizacionalpt_BR
dc.subjectBalanced scorecardpt_BR
dc.subjectViabilidade econômicapt_BR
dc.subjectViabilidade financeirapt_BR
dc.titleA influência dos elementos de planejamento estratégico na viabilidade de uma empresa : um estudo de caso de empresa exportadora do setor suinícola catarinensept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000649397pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples