Repositório Digital

A- A A+

Estágio de docência : o curso de letras licenciatura e o PIBID no preparo do licenciado para a prática docente

.

Estágio de docência : o curso de letras licenciatura e o PIBID no preparo do licenciado para a prática docente

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estágio de docência : o curso de letras licenciatura e o PIBID no preparo do licenciado para a prática docente
Autor Haag, Débora Plocharski
Orientador Naujorks, Jane da Costa
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Formação de professores
Licenciatura
Prática docente
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Resumo Este trabalho tem como objetivo averiguar a importância da inserção do estudante de licenciatura no ambiente escolar desde os primeiros semestres de graduação, e destacar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como meio possível para esta inserção e para preparação dos mesmos para os estágios de docência obrigatórios. O trabalho docente se configura pelo contato direto e constante com a sala de aula, assim, a formação docente deveria ter como objetivo central seu preparo para estar e atuar neste ambiente singular. No entanto, os cursos de licenciatura, em especial o curso de Letras UFRGS, analisado neste trabalho, tratam a “prática” como uma preocupação secundária e não realizam uma aproximação da mesma com a teoria estudada no curso. O PIBID é tratado neste trabalho como um possível complemento na formação de licenciandos, proporcionando a aproximação da teoria com a prática. Para atingir os objetivos citados foi realizada uma pesquisa entre estudantes do curso de licenciatura em letras desta universidade, em que se busca constatar: o sentimento dos licenciandos em relação à sua formação e a diferença formativa entre licenciandos bolsistas do PIBID e licenciandos não pibidianos. O resultado da pesquisa aponta para uma notória diferença no preparo para o trabalho docente entre os dois grupos estudados, destacando-se os pibidianos como mais bem preparados para os estágios de docência e para o trabalho em sala de aula.
Resumen Este trabajo tiene por objetivo averiguar la importancia de la inserción de lo estudiante de licenciatura en el ambiente escolar desde los primeros semestres de la graduación, y destacar el “Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência”(PIBID) como medio posible para esta inserción y para la preparación de los mismos para las pasantías obligatorias. El trabajo docente se configura por el contacto directo y constante con la sala de clases, así, la formación docente debería tener como objetivo central su preparo para estar y actuar en este espacio singular. No obstante, los cursos de licenciatura, en especial el curso de Letras UFRGS, analizado en este trabajo, trata la “práctica” como una preocupación secundaria y no realizan una aproximación de la misma con la teoría estudiada en el curso. El PIBID es tratado en este trabajo como un posible complemento en la formación de los graduados en profesorado, proporcionando la aproximación de la teoría con la práctica. Para alcanzar los objetivos citados fue realizada una pesquisa entre estudiantes del curso de profesorado en letras de esta universidad, en que se busca constatar: el sentimiento de los estudiantes en relación a su formación y la diferencia formativa entre estudiantes de profesorado bolsistas del PIBID y estudiantes de profesorado no pibidianos. El resultado de la pesquisa apunta hacia una notoria diferencia formativa en la preparación para el trabajo docente entre los dos grupos estudiados, destacándose los pibidianos como más bien preparados para las pasantías y para el trabajo en sala de clase.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/141702
Arquivos Descrição Formato
000991976.pdf (694.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.