Repositório Digital

A- A A+

Retenção de talentos

.

Retenção de talentos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Retenção de talentos
Autor Trindade, Paulo Sérgio da Silva
Orientador Antonello, Cláudia Simone
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Assunto Administracao estrategica : Estrategia : Empresa : Planejamento estrategico : Marketing : Organizacoes
Banco do Brasil.
Recursos humanos : Administracao
Remuneracao : Recursos humanos : Mudanca organizacional
Satisfação no trabalho
Resumo No mundo contemporâneo e globalizado, o termo competitividade possui um significado mais abrangente, as organizações passaram a se preocupar não só com as exigências do mercado e com os concorrentes, mas também com as pessoas. Assim sendo, o novo desafio das organizações gira em torno de como motivar e reter seus talentos. A pesquisa realizada considera esse aspecto, enfocando a gestão de pessoas, mola mestra que norteia as relações na organização. Bem administrar o fator humano é considerado indispensável ao bom encaminhamento do processo de retenção de talentos. Aplicamos 53 questionários, junto a uma amostra de funcionários do Banco do Brasil, lotados em quatro dependências com características e realidades distintas. Nada obstante, há que se ponderar que pela pequena dimensão da amostra, não é seguro generalizar o resultado como sendo a fotografia nítida de toda a organização. Os principais resultados obtidos denotam que, regra geral o Banco do Brasil possui em suas estratégias administrativas e estruturais, condições satisfatórias à permanência em seu quadro, de seus principais talentos, não correndo riscos desmedidos de evasão. Nada obstante esta sinalização positiva percebe-se que, em um pequeno percentual de respondentes, existe alguma inquietação ou insatisfação quanto à remuneração, por comparação ao mercado e por remunerar por cargos, independente do desempenho. Outro fator que deveria merecer atenção dos escalões estratégicos da empresas é que, nas políticas de gestão/retenção de talentos, os benefícios são extensivos a todo o quadro de forma igualitária, propiciando a "retenção" não só dos funcionários mais talentosos, mas de todos os componentes.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/14172
Arquivos Descrição Formato
000649460.pdf (237.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.