Repositório Digital

A- A A+

Caderno virtual pontos de vista : descrição e análise da sequência didática proposta pela Olimpíada de Lóngua Portugesa Escrevend o Futuro

.

Caderno virtual pontos de vista : descrição e análise da sequência didática proposta pela Olimpíada de Lóngua Portugesa Escrevend o Futuro

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Caderno virtual pontos de vista : descrição e análise da sequência didática proposta pela Olimpíada de Lóngua Portugesa Escrevend o Futuro
Autor Schmidt, Gabriela Moch
Orientador Schoffen, Juliana Roquele
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Didática
Escrita
Leitura
Língua portuguesa : Ensino
Resumo O Caderno Virtual Pontos de Vista é uma sequência didática elaborada pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro para que professores da rede pública trabalhem o ensino do gênero artigo de opinião, visando à melhora do ensino de leitura e escrita nas aulas de Língua Portuguesa do Brasil. O presente trabalho se propõe a descrever e analisar o Caderno Virtual Pontos de Vista, relacionando-o a referenciais teóricos que embasam o programa metodológico da Olimpíada de Língua Portuguesa, tais como as concepções de gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e a proposta de sequência didática de Dolz, Schneuwly e colaboradores (2004). Além disso, visto que o Caderno analisado está focado no ensino de artigo de opinião, traçamos paralelos entre a definição de artigo da Olimpíada de Língua Portuguesa e os apontamentos feitos pelos estudos de Rodrigues (2005) acerca desse gênero. Depois de apresentar as concepções que fundamentam o trabalho da Olimpíada, estudamos o Caderno Virtual Pontos de Vista a fim de analisar a consistência entre o que é proposto pelo programa e o que está apresentado na sequência didática desse caderno. Na análise, encontramos algumas questões que precisam ser revistas pela Olimpíada, como a definição de gênero, a apresentação da grade de avaliação, alguns aspectos da virtualidade do Caderno etc. As problematizações realizadas neste trabalho têm o objetivo de contribuir para o trabalho da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que também apresenta pontos consistentes, como a preocupação em analisar as condições de produção do gênero e não somente as formas textuais. Isso contribui para as práticas de escrita e leitura, tornando o trabalho da Olimpíada uma importante ferramenta para a melhoria do ensino de Língua Portuguesa.
Resumen El Caderno Virtual Pontos de Vista es una secuencia didáctica hecha por la Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro para que profesores de la red pública trabajen la enseñanza del género jornalístico artículo, con el objetivo de mejorar la enseñanza de lectura y escrita en las clases de Lengua Portuguesa de Brasil. Este trabajo se propone a describir y analizar el Caderno Virtual Pontos de Vista, estableciendo relaciones con los referenciales teóricos que basan el programa metodológico de la Olimpíada de Língua Portuguesa, como las concepciones de géneros discursivos del Círculo de Bakhtin y la propuesta de la secuencia didáctica de Dolz, Schneuly y colaboradores (2004). Además, ya que la secuencia analizada tiene enfoque en la enseñanza del género artículo, establecemos enlaces entre la definición de artículo de la Olimpíada de Língua Portuguesa y los apuntes hechos por los estudios de Rodrigues (2005) acerca de este género. Después de presentar las concepciones que fundamentan el trabajo de la Olimpíada, estudiamos el Caderno Virtual Pontos de Vista para que pudiéramos evaluar la consistencia entre lo propuesto por el programa y lo que es presentado por la secuencia didáctica Pontos de Vista. En el análisis, encontramos algunas cuestiones que necesitan ser revistas por la Olimpíada, como la definición de género, la presentación de la grade de evaluación, algunos aspectos de la virtualidad del material etc. Las problematizaciones realizadas en este trabajo tienen el objetivo de contribuir para el trabajo de la Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que también presenta puntos consistentes, como la preocupación en analizar las condiciones de producción del texto y no solamente las formas textuales. Esto contribuye para las prácticas de escrita y lectura, haciendo con que el trabajo de la Olimpíada sea una importante herramienta para la mejora de la enseñanza de Lengua Portuguesa.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/141725
Arquivos Descrição Formato
000992125.pdf (1.338Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.