Repositório Digital

A- A A+

O cotidiano da sala de aula de uma disciplina de história e epistemologia da física para futuros professores de física

.

O cotidiano da sala de aula de uma disciplina de história e epistemologia da física para futuros professores de física

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O cotidiano da sala de aula de uma disciplina de história e epistemologia da física para futuros professores de física
Autor Massoni, Neusa Teresinha
Moreira, Marco Antonio
Resumo Neste trabalho procuramos descrever o processo de construção de uma compreensão descritiva contextualizada da cultura de sala de aula de uma disciplina de História e Epistemologia da Física do currículo de formação de professores de Física de uma universidade pública federal. Para isso, a observação participativa do cotidiano da sala de aula estendeu-se por um período de um ano. A narrativa desse processo é extensa, cheia de detalhes que sugerem certas mudanças em certas concepções de ciência dos alunos e, ao mesmo tempo, o enraizamento de outras.
Abstract This paper attempts to describe the construction process of a contextualized descriptive comprehension of the classroom culture of a subject on History and Epistemology of Physics pertaining to the curriculum of a teacher preparation course in a federal public university. In order to do that, participative observation of daily classroom activities was carried out during a one year period of time. The narrative of this process is extensive full of details that suggest some charges in students’ conceptions of science and, at the same time, how deeply rosted are some other ones.
Contido em Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 12, n. 1 (mar. 2007), p. 7-54
Assunto Ensino de fisica
Epistemologia
Formação de professores
[en] Classroom etnography
[en] Conceptions of science
[en] History and epistemology of physics
[en] Physics teacher preparation
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/141732
Arquivos Descrição Formato
000595145.pdf (1.323Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.