Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSimões, Luciene Julianopt_BR
dc.contributor.authorCagliari, Dandara Ceminpt_BR
dc.date.accessioned2016-05-24T02:11:01Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141740pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo discutir a autoria em sala de aula a partir da reflexão e análise de um recorte do projeto de ensino desenvolvido em Estágio de Docência em Português I, com uma turma de 8ª série do Ensino Fundamental. Para tanto, é analisada a produção final do mesmo, o fanzine “Crônicas de uma turma”, que se trata de uma compilação de textos que tematizam sobretudo as experiências dos(das) estudantes na escola. A partir de um diálogo entre teoria e reflexão sobre a prática, são elencados subsídios para pensar na identificação de traços de autoria nas produções textuais, na tentativa de trabalhar a escrita autoral na ordem de “como se diz” e não apenas do “que se diz”. Além disso, serão indicados alguns elementos que favorecem ou não a sua construção através das práticas pedagógicas. Dessa forma, destaca-se a importância da autoria no ensino-aprendizagem e oferece-se um caminho para pensar práticas de ensino de escrita.pt_BR
dc.description.abstractCe travail a pour objectif de discuter la condition d’auteur dans la salle de classe à partir de la réflexion et de l'analyse d'une partie du projet d’enseignement développé dans le Estágio de Docência em Português I dans une classe de 8ª série du Ensino Fundamental. Afin de permettre cette discussion, la production finale du projet est analysée, le fanzine "Crônicas de uma turma", qui est une compilation de textes qui ont pour thématique surtout les expériences des étudiants à l'école. À partir du dialogue entre la théorie et la réflexion de la pratique, un répertorié des subsides pour penser à l'identification des indices de l'autorité dans les productions textuelles a été établit, avec le but de travailler l'écriture autorail à l'ordre de "comment on dit" et pas seulement "ce qu'on dit". En outre, quelques éléments qui favorisent ou non leur construction à partir des pratiques pédagogiques sont indiquées. De cette façon, il est soulignée l'importance de la condition d’auteur dans l'einseigmentaprentissage, en donnant un chemin pour penser aux pratiques d' enseignement de l’écriture.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCondition d’auteurfr
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectProjetfr
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectÉcriturefr
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleAutoria na sala de aula : reflexões a partir de um projeto no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000991846pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples