Repositório Digital

A- A A+

Contos Gauchescos e Terra Gaúcha : estudo sobre o narrador

.

Contos Gauchescos e Terra Gaúcha : estudo sobre o narrador

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Contos Gauchescos e Terra Gaúcha : estudo sobre o narrador
Autor Dorneles, Bruna Vieira
Orientador Fischer, Luís Augusto
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Lopes Neto, J. Simões (João Simões) , 1865-1916. Contos gauchescos
Lopes Neto, J. Simões (João Simões) , 1865-1916. Terra gaúcha
Narrador
Polifonia
Resumo O presente trabalho pretende realizar uma análise do narrador de Contos Gauchescos, Blau Nunes, e o de Terra Gaúcha, Maio, do escritor João Simões Lopes Neto, à luz da polifonia de Mikhail Bakhtin – na qual identifica, na ficção dostoievskiana, uma multiplicidade de vozes ideologicamente distintas, que resistem ao discurso autoral. Esta pesquisa apresentará breves informações sobre o escritor pelotense – a fim de que se compreenda o contexto sócio-histórico de produção das obras aqui analisadas –, bem como a identificação das marcas sociais presentes nos discursos de Blau Nunes e de Maio. Também serão levadas em consideração a análise estrutural das narrativas e a influência do narrador do sertão para a literatura brasileira.
Resumen El presente trabajo pretende realizar un análisis del narrador de Contos Gauchescos, Blau Nunes, y el de Terra Gaúcha, Maio, del escritor João Simões Lopes Neto, a la luz de la polifonia de Mikhail Bakhtin – que identifica, en la ficción dostoievskiana, una multiplicidad de voces ideológicamente distintas, que resisten al discurso autoral. Esta pesquisa presentará breves informaciones sobre el escritor pelotense – a fin de que se comprenda el contexto socio-histórico de producción de las obras aquí analizadas – y la identificación de las marcas sociales presentes en los discursos de Blau Nunes y de Maio. También serón llevadas en consideración el análisis estructural de las narrativas y la influencia del narrador del sertão para la literatura brasileña.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/141741
Arquivos Descrição Formato
000991845.pdf (301.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.