Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBriggmann, Arcanjo Pedropt_BR
dc.contributor.authorDeler, Elisa Fariaspt_BR
dc.date.accessioned2016-05-24T02:11:07Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141757pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Graduação tem como objetivo desenvolver, a partir da análise e conexão de diversas teorias de autores e filósofos renomados, uma teorização e uma reflexão que têm como proposta promover a construção de um maior conhecimento sobre o que vem a significar o ensino de língua portuguesa a partir do que se propõe como uma educação mais desenvolvida e promissora do que a que vem até hoje sendo desenvolvida nos âmbitos escolares brasileiros. A partir das reflexões e ideias de práticas realizadas em sala de aula, verifica-se a importância de uma sequência didática planejada, rica em possibilidades de relações sobre a diversidade de aspectos temáticos, estruturais e discursivos de um gênero textual específico, com intervenções provocativas dos processos de inferências, além de um ensino que vise à autonomia e a aprendizagem efetiva, que não se esvai, que é praticada, que gera curiosidade e que se coloca como elemento que conversa com o mundo e com a realidade. Afinal, aprender é aprender sobre o mundo, não importa qual seja a disciplina.pt_BR
dc.description.abstractEste Trabajo de Conclusión de Graduación tiene como objetivo desarrollar, a partir del análisis y conexión de diversas teorías de autores y filósofos importantes, una teoriazación y uma reflexión que tiene como propuesta promover la construcción de un mayor conocimiento sobre como una educación más desarrollada y prometedora que la que hasta hoy ha sido desarrollada en los ambientes escolares brasileños. A partir de las reflexiones e ideas de prácticas realizadas en classe, se ve la importancia de una secuencia didáctica bien planificada, con muchas posibilidades de relaciones sobre la diversidad de aspectos temáticos, estruturales y discursivos de un género textual específico, com intervenciones provocadoras de los procesos de inferencias, además de un ensino que se direccione a la construcción de la autonomia y del aprendizaje efectivo, que no se va, que es practicado, que genera curiosidad y que es un elemento que está conectado con el mundo y con la realidad. Por fin, aprender es aprender sobre el mundo, no importa la disciplina.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsinoes
dc.subjectAutonomíaes
dc.subjectDidática da língua portuguesapt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectMundoes
dc.subjectLengua portuguesaes
dc.titleLinguagem e ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000992034pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples