Repositório Digital

A- A A+

Ensino de física em uma escola pública : um estudo de caso etnográfico com um viés epistemológico

.

Ensino de física em uma escola pública : um estudo de caso etnográfico com um viés epistemológico

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ensino de física em uma escola pública : um estudo de caso etnográfico com um viés epistemológico
Outro título Physics teaching in a public school : an ethnographic case study with an epistemological bias
Autor Massoni, Neusa Teresinha
Moreira, Marco Antonio
Resumo Este trabalho é uma etnografia de sala de aula. A etnografia procura descrever compreensivamente uma cultura, neste caso, a cultura da sala de aula da disciplina de Física lecionada no terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre, Brasil. O estudo faz parte de uma pesquisa mais abrangente que teve por objetivo investigar as contribuições de posturas contemporâneas sobre a natureza da ciência para a melhoria do ensino da Física. É nesse sentido que o presente artigo assume uma perspectiva epistemológica. O professor de Física observado tinha concepções parcialmente alinhadas a essas posturas epistemológicas e muito embora nossa expectativa inicial fosse investigar as relações entre as concepções e as práticas didáticas, o que obtivemos foi uma descrição interpretativa detalhada da realidade da sala de aula e do contexto escolar, que acabou por revelar vários aspectos relevantes para a compreensão dessa cultura e do processo do ensino e aprendizagem da Física. Essa descrição interpretativa é o que apresentamos.
Abstract This paper is a classroom ethnography. Ethnography in a research strategy that attempts to comprehensively describe a culture, in this case the culture of a physics classroom in the 12th grade of a public high school in Porto Alegre, Brazil. This study is part of a larger scope study designed to investigate the contributions of contemporary views of the nature of science to the improvement of physics teaching. It is in sense that this paper assumes an epistemological perspective. The physics teacher that was observed had conceptions partially aligned to those epistemological views, however, although our initial intention was to search for relationships between her conceptions an her teaching practices we ended up with a detailed interpretative description of the classroom reality that revealed relevant aspects to the comprehension of such a culture and to the
Contido em Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 17, n. 1 (mar. 2012), p. 147-181
Assunto Ensino de física : Ensino médio
Epistemologia
[en] Classroom ethnography
[en] Contemporary epistemological views
[en] Teaching of physics
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/141763
Arquivos Descrição Formato
000851579.pdf (238.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.