Repositório Digital

A- A A+

Disciplina e autoria : a formação do sujeito na escola

.

Disciplina e autoria : a formação do sujeito na escola

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Disciplina e autoria : a formação do sujeito na escola
Autor Pretto, Elisângela Luiza
Orientador Briggmann, Arcanjo Pedro
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Espanhol: Licenciatura.
Assunto Autoria
Ensino e aprendizagem
Pensamento crítico
Sujeito
[es] Autoría
[es] Disciplina
[es] Sujeto
Resumo O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema pensar a escola enquanto instituição formadora de sujeitos, conscientes de si, do outro e do mundo ao seu redor. Tem como objetivo estabelecer que a disciplina e a autoria, em conjunto, efetivam a afirmação do sujeito e de sua subjetividade. Busca-se, dessa forma, mostrar o benefício de se trabalhar a questão da disciplina no espaço escolar e o quanto o entendimento desta proporciona a construção de um sujeito autônomo, que se autoriza, que assume sua palavra. Para que seja possível entender a posição dos professores em relação ao tema, um questionário foi elaborado e aplicado a diversos docentes. Suas respostas propiciaram uma visão do que pensam e como agem os educadores ante a questão de disciplina e indisciplina na escola.
Resumen El presente trabajo de conclusión de grado tiene como tema pensar la escuela en cuanto institución formadora de sujetos, conscientes de si, del otro y del mundo que les rodea. Objetiva establecer que la disciplina y la autoría, en conjunto, confirman la afirmación del sujeto y de su subjetividad. Se busca, de esta forma, mostrar el beneficio de trabajar la cuestión de la disciplina en el espacio escolar y cuánto el entendimiento de esta proporciona la construcción de un sujeto autónomo, que se autoriza, que asume su palabra. Para que sea posible entender la posición de los profesores en relación al tema, un cuestionario fue elaborado y aplicado a diversos docentes. Sus respuestas propiciaron una visión de lo qué piensan y cómo actúan los educadores frente a la cuestión de la disciplina e indisciplina en la escuela.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/141776
Arquivos Descrição Formato
000992032.pdf (427.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.