Repositório Digital

A- A A+

Criança e adolescente : análise de suas definições em contextos especializados e de língua geral

.

Criança e adolescente : análise de suas definições em contextos especializados e de língua geral

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Criança e adolescente : análise de suas definições em contextos especializados e de língua geral
Autor Pimentel, Emilene Guimarães Oliveira
Orientador Bevilacqua, Cleci Regina
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Habilitação em Tradutor Português e Espanhol: Bacharelado.
Assunto Estatuto da criança e do adolescente
Lexicografia
Lexicologia
Terminologia
[es] Adolescente
[es] Criança
[es] Definición lexicográfica
[es] Definición terminológica
Resumo Este trabalho se insere nos estudos da Linguística, mais especificamente na interface dos estudos de Lexicologia, de Lexicografia e de Terminologia e se dedica à análise das Unidades Léxicas (ULs) criança e adolescente inseridas em textos legislativos e em dicionários de Língua Geral (DLG) do português brasileiro. Para a coleta dos dados foram utilizados a Constituição Federal Brasileira (CFB), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e os dicionários Aurélio e Houaiss. Foi utilizado o programa Ant-Conc, principalmente a ferramenta Concordanciador, para busca das definições das unidades analisadas e de seus contextos de uso. As informações recolhidas foram contrastadas a fim de identificar as semelhanças e diferenças existentes nas diferentes definições apresentadas nos materiais analisados. A partir dos resultados, identificamos que estas unidades adquiriram sentidos específicos nos textos legislativos, diferenciando-se dos sentidos utilizados na Língua Geral (LG).
Resumen Este trabajo se inserta en los estudios de la Lingüística, más específicamente en la interfaz de los estudios de Lexicología, de Lexicografía y de Terminología y se dedica al análisis de las Unidades Léxicas (ULs) criança y adolescente incluídas en textos legislativos y en diccionarios generales del portugués de Brasil. Para el relevamiento de los datos se utilizaron la Constituição Federal Brasileira (CFB), el Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) y los diccionarios Aurélio y Houaiss. Se utilizó el programa AntConc, principalmente la herramienta Concordanciador, para la búsqueda de las definiciones y los contextos de uso de dichas unidades. Se hizo el contraste de las informaciones recogidas a fin de identificar las semejanzas y diferencias existentes entre en las definiciones presentadas en los materiales analizados. A partir de los resultados, identificamos que criança y adolescente adquirieron sentidos específicos en los textos legislativos, distinguiéndose de los sentidos utilizados en la Lengua General (LG).
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/141816
Arquivos Descrição Formato
000992041.pdf (1.677Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.