Repositório Digital

A- A A+

A avaliação de desempenho como instrumento de motivação

.

A avaliação de desempenho como instrumento de motivação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A avaliação de desempenho como instrumento de motivação
Autor Franz, Paulo
Orientador Antunes, Elaine di Diego
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Assunto Avaliação de desempenho
Banco do Brasil.
Motivação
Recursos humanos : Administracao
Satisfação no trabalho
Resumo O presente trabalho tem por objetivo mostrar que o processo de avaliação de desempenho ocupa importância vital na definição do que a empresa espera do colaborador, bem como destacá-lo como canal de feedback de retorno das percepções deste. Um sistema de avaliação formal é uma ferramenta fundamental na gestão de pessoas e de resultados. Não deve, nunca, constituir instrumento de coerção ou punição. Para que funcione efetivamente, é necessário que haja conseqüências práticas para os envolvidos, como, por exemplo, maior disponibilização de ações de capacitação e de oportunidades de ascenção profissional. Outro objetivo é verificar a percepção dos funcionários acerca do assunto, mais precisamente, do modelo de Avaliação de Desempenho adotado pelo Banco do Brasil em termos de aceitação e reconhecimento. A metodologia de pesquisa adotada é a quantitativa descritiva com escala likert e amostra não probabilística por conveniência, através do método survey, focando uma população homogênea (os próprios colegas de curso), pela facilidade de contato e interesses mútuos criados pelo curso, e dentre os quais encontramos a representatividade de avaliadores e avaliados, bem como todos os segmentos, como escruturários, gerência média e gerentes de agência, além de colegas da chamada atividade meio do Banco, como Superintendência e órgãos de apoio às agências, enfim, os usuários do sistema de avaliação de desempenho adotado pelo Banco. Aplicou-se um pré-teste com o questionário da pesquisa para verificação do entendimento das questões formuladas, e aprovado, distribuído para 500 (quinhentos) respondentes via correio eletrônico. A análise dos resultados foi realizada sobre a freqüência das respostas recebidas.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/14189
Arquivos Descrição Formato
000649554.pdf (259.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.