Repositório Digital

A- A A+

Sobre o ensino de física moderna e contemporânea : uma revisão da produção acadêmica recente

.

Sobre o ensino de física moderna e contemporânea : uma revisão da produção acadêmica recente

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Sobre o ensino de física moderna e contemporânea : uma revisão da produção acadêmica recente
Outro título Modern and contemporary physics teaching : a review on recent literature
Autor Pereira, Alexsandro Pereira de
Ostermann, Fernanda
Resumo O presente trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre o ensino de física moderna e contemporânea realizada através da consulta a artigos publicados nas principais revistas de ensino de ciências do Brasil e do exterior no período de 2001 a 2006. A pesquisa concentrou-se nos trabalhos direcionados ao ensino e resultou numa amostra de 102 artigos. Os trabalhos consultados foram classificados em quatro grandes categorias: propostas didáticas testadas em sala de aula, levantamento de concepções, bibliografia de consulta para professores, análise curricular. É possível constatar que, apesar do notável aumento relativo de publicações sobre o ensino de física moderna e contemporânea que apresentam resultados de pesquisa, a maioria dos artigos ainda se refere à bibliografia de consulta para professores. Embora haja um número considerável de estudos envolvendo propostas didáticas inovadoras, há poucos trabalhos que investigam os mecanismos envolvidos no processo de construção de conhecimentos relativo a temas de física moderna e contemporânea em sala de aula.
Abstract This paper presents a review of the literature on the teaching of modern and contemporary physics performed by consulting the articles published in leading Brazilian and international journals of science education in the period 2001 to 2006. The research focused on the papers targeted to education and it resulted in a sample of 102 articles. The studies reviewed were classified into four broad categories: didactical proposals tested in classroom, bibliographical reference to teachers, survey of misconceptions, curriculum analysis. It is possible to note that, despite a significant increase on publications on the teaching of modern and contemporary physics presenting research results, most articles still refer to bibliographical reference for teachers. Although there are a considerable number of studies involving new teaching proposals, there are few studies that investigate the mechanisms involved in the process of building knowledge related to topics of modern and contemporary physics in the classroom.
Contido em Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 14, n. 3 (dez. 2009), p. 393-420
Assunto Ensino de fisica
[en] Modern and contemporary physics teaching
[en] Research on physics teaching
[en] Review of the literature
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/141893
Arquivos Descrição Formato
000737710.pdf (237.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.