Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGrillo, Marlene Correropt_BR
dc.contributor.authorLaan, Regina Helena van derpt_BR
dc.contributor.otherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-05-25T02:10:32Zpt_BR
dc.date.issued1996pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141915pt_BR
dc.description.abstractRelato de estudo qualitativo-descritivo, baseado nos depoimentos de alunos e professores do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sobre as representações que os mesmos possuem em relação ao processo de avaliação da aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi refletir sobre a avaliação da aprendizagem e explicitar o significado deste processo. Os dados foram obtidos através de entrevista, gravada, semi-estruturada, o que possibilitou respostas mais livres, transmitindo o entendimento dos entrevistados sobre o tema. Foram entrevistados oitos alunos e oito professores escolhidos aleatoriamente. Os dados foram analisados utilizando-se a Metodologia de Análise de Conteúdo. Configuraram-se cinco categorias: Procedimentos de Avaliação, Critérios de Avaliação, Experiência Positiva de Avaliação, Correspondência Aprendizagem/ Resultados, e Significado da Avaliação. Evidenciou-se que o professor é o sujeito do processo, que há uma ruptura entre os processo de ensino/avaliação, além de apontar para um avaliação fmalista, o que conflitua com o objetivo do Curso.pt_BR
dc.description.abstractThís approch reports a qualitatíve analysís based on interviews wíth UFRGS Librarianshíp students and teachers about theír knowledge in learning the evaluation process. The object ofthis word was to reflect in leaming test showing the meaníng process. By means of recorded serni-structured ínterviews data were collected allowing free answers, making it possible to detect opinions of the ínterviewed people this subject. Eight students and eight teachers were intervíewed in a random way selection. The data analysis was based on contends analysis method. There are five cases in leaming analysis: Evaluation procedures, test criteria's, positive experiments tests, leamingl results correlation anda meaning ofthe test. It became evident that the teacher is the subject in the process· also that there is a gap inside the teachinglevaluation process, confmning a fmal result-checking evaluation, which conflicts with the objectives o f the course.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiblioteconomia : Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleO significado da avaliação segundo a perspectiva de professores e alunos do curso de biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000187842pt_BR
dc.degree.grantorPontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1996pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples