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A visão dos funcionários das agências da regional Passo Fundo/RS sobre as ferramentas de aprendizagem disponibilizadas pelo Banco do Brasil

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A visão dos funcionários das agências da regional Passo Fundo/RS sobre as ferramentas de aprendizagem disponibilizadas pelo Banco do Brasil

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Título A visão dos funcionários das agências da regional Passo Fundo/RS sobre as ferramentas de aprendizagem disponibilizadas pelo Banco do Brasil
Autor Mignoni, Rosane Aparecida
Orientador Ruas, Roberto Lima
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Assunto Aprendizagem organizacional
Banco do Brasil.
Educação corporativa
Gestão do conhecimento
Recursos humanos
Resumo Hoje o grande diferencial competitivo de uma empresa é o seu capital humano, por isso há uma grande preocupação com a educação e daí surgem as universidades corporativas. O Banco do Brasil traz inserido em sua cultura a contínua qualificação de seus profissionais e assim disponibiliza aos seus funcionários diversas ferramentas de aprendizagem, principalmente o desenvolvimento de cursos à distância e presenciais. O objetivo principal deste estudo é conhecer a visão dos funcionários das agências da Regional Passo Fundo/RS sobre estas ferramentas de aprendizagem disponibilizadas pelo banco. Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa na metodologia survey, de caráter descritivo com perguntas fechadas, que foi aplicada aos gerentes e demais funcionários. Após a coleta de dados, efetuou-se a análise dos dados, onde pode-se verificar que há um alto nível de aprovação e satisfação com a participação dos programas de qualificação do banco, tanto para o cresicimento pessoal e profissional da cada um, como para os resultados das agências. A principal dificuldade e barreira encontrada tanto pela gerência, como pelos demais funcionários é o tempo disponível para a realização dos cursos e acompanhamento das alterações normativas do banco. Percebe-se que o que falta é uma melhor adequação de horário e a revisão do quadro de funcionários das agência para uma maior acessibilidade às ferramentas de aprendizagem do banco.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/14192
Arquivos Descrição Formato
000649728.pdf (226.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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